Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polêmica!

Ônibus de Campinas exibe letreiro polêmico: 'Aceitamos xerecard'

Segundo a empresa responsável pelo transporte público municipal, o veículo circulou em um período que não estava em operação

13 de Agosto de 2021 às 15:59
Da Redação [email protected]
Ônibus estava a caminho da garagem no momento em que exibia a frase irregular, segundo a Emdec.
Ônibus estava a caminho da garagem no momento em que exibia a frase. (Crédito: Reprodução Instagram)

Um ônibus do transporte coletivo de Campinas causou polêmica na última quinta-feira (12). Isso por que o letreiro, em vez indicar o nome da linha em curso, apresentava a frase "aceitamos xerecard". A foto do veículo viralizou nas redes sociais e arrancou, até mesmo, gargalhadas dos usuários.

Outro ônibus, que atendia a Vila Diva (1.92), também circulou pelas ruas da cidade com as frases "nave monstro" e "Palmeiras não tem mundial". O motorista que conduzia o veículo acabou demitido.

O caso foi confirmado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta sexta-feira (13), por meio de nota. Segundo a empresa, o coletivo é de um permissionário e circulou em um período que não estava em operação, ou seja, estava a caminho da garagem.

A constatação do ocorrido foi feita pela própria cooperativa, que conseguiu chegar ao funcionário que estava promovendo o ato irregular.

Ainda de acordo com a empresa, as mensagens nos letreiros da frota do transporte público coletivo "são definidas por ordem de serviço para a operação no sistema, trazendo, prioritariamente, o número e o nome do itinerário".

As exceções ocorrem apenas em datas comemorativas, quando são autorizadas mensagens como "Feliz Dia dos Pais", "Feliz Dia das Mães", "Feliz Natal" e "Feliz Ano Novo".

Em nota, a Emdec informou também que "durante este período de pandemia, os letreiros estão sendo utilizados para divulgar mensagens educativas como o uso da máscara e do álcool em gel, em razão do tema ser de interesse público e de saúde coletiva. Mas com a devida autorização da Setransp/Emdec".

Além disso, a empresa disse que convocou a cooperativa para mais explicações e para reforçar que tal irregularidade não pode ser aceita e colocará ao permissionário que a prática está sujeita a multas e sanções. As informações são do portal A Cidade On, de Campinas.