Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Prefeitura de Votorantim fecha uma das alas Covid do Hospital Municipal

Decisão se deu devido à queda na ocupação de leitos; segunda ala continua funcionando

12 de Agosto de 2021 às 11:31
Uma ala Covid do Hospital Municipal foi fechada após queda na ocupação de leitos
Uma ala Covid do Hospital Municipal foi fechada após queda na ocupação de leitos (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Votorantim)

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, fechou, na último segunda-feira (9), uma das alas Covid do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. Segundo a pasta, a decisão se deu devido à redução da taxa de ocupação de leitos na unidade de saúde, nos últimos dez dias. A segunda ala do hospital para atendimentos de pacientes com a doença continua a funcionar normalmente.

Foram suspensas as atividades da ala leste, que conta com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 leitos clínicos. De acordo com a secretaria, a estrutura permanece montada. Porém, atualmente, nenhum dos leitos está ocupado. Cerca de 25 funcionários atuavam nesse setor. "Os funcionários continuam trabalhando, agora, em outros setores, visto que ainda não há autorização para redução de leitos pelo Plano São Paulo", completa, em nota.

Ainda conforme a pasta, cerca de 30 pacientes foram atendidos na sala, desde a sua implantação, em 23 de junho deste ano. Segundo a secretaria municipal, durante o período de funcionamento, a taxa de ocupação de leitos nesse setor se manteve em 100%, quase todos os dias.

Ala oeste

A ala oeste continua operando. Ela conta com leitos clínicos e dez de UTI Covid. "Estes ainda com pacientes, apesar da redução da taxa de ocupação, nos últimos dias", cita a Secretaria de Saúde. O setor também tem um leito de pediatria e dois de obstetrícia Covid.

Outras unidades de saúde

Os atendimentos de Covid-19 igualmente são realizados em outras 16 unidades de saúde da cidade, sendo 15 Unidades Básica de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jataí. A estrutura da UPA conta com quatro leitos de suporte respiratório e dez de observação. "As UBSs são para casos leves e moderados e, se houver necessidade, os pacientes são referenciados para a UPA Jataí. Nos casos graves, da UPA Jataí, vão para o hospital", explica a pasta.