Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Saae lança calculadora virtual de consumo

12 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
(Crédito: Divulgação / Secom Sorocaba)

Uma calculadora virtual de consumo de água foi disponibilizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba para que a população tenha uma melhor avaliação e controle do consumo residencial de água. O link para acesso é: https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/.

Desde o início de 2021, o Saae/Sorocaba tem disponibilizado a informação do consumo médio diário, em litros, nas contas de consumo de seus usuários. Com esse dado em mãos, acessando a nova ferramenta e inserindo ainda a quantidade de pessoas moradoras do imóvel, o munícipe consegue calcular e visualizar em qual faixa de consumo atualmente está enquadrado.

São cinco faixas de consumo: ótimo (consumo de até 110 litros por pessoa, ao dia); adequado (entre 111 e 130 litros/pessoa/dia); médio (entre 131 e 155 litros/pessoa/dia); alto (entre 156 e 185 litros/pessoa/dia) e muito alto (acima de 185 litros/pessoa/dia). Concluído o cálculo, o resultado é apresentado pelo “Saaezinho”, uma mascote criada para incentivar o consumo consciente, que apresenta o resultado e, ainda, dá dicas de economia de água.

As categorias foram definidas com base nos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais apontam que 110 litros (0,11 m3) de água por dia são suficientes para atender às necessidades básicas do ser humano. A média nacional de consumo de água é de 155 litros diários por pessoa, e a da população sorocabana, de 187 litros por pessoa, ao dia.

Campanha

O Saae/Sorocaba tem intensificado suas ações junto à população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio do seu site, redes sociais e com o apoio da imprensa. A autarquia tem uma equipe de educação ambiental que visita as residências e aborda aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício. Os canais de comunicação são: e-mail [email protected] e WhatsApp (15) 98158-0356. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)