Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Aniversário da cidade tem programação de eventos

Atividades gratuitas serão realizadas durante o fim de semana

11 de Agosto de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Estacionamento em frente do Paço Municipal receberá parte das ações.
Estacionamento em frente do Paço Municipal receberá parte das ações. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2020))

Sorocaba completa 367 anos no domingo (15) e, para celebrar a data, uma programação especial está agendada para o fim de semana, de acordo com a Prefeitura. As atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade, gratuitamente, seguindo os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19.

A agenda começa no sábado (14) pela manhã, com um drive-thru sustentável em frente ao Paço Municipal, das 8h às 15h. O objetivo é estimular as práticas ambientalmente corretas de reciclagem, assim como o cultivo de árvores, contribuindo para a ampliação da área de vegetação na cidade. A inciativa é realizada por uma emissora de televisão local e conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba.

Quem tiver itens como notebooks, pilhas, baterias, fones de ouvido, celulares, entre outros que não funcionem mais, poderá descartá-los no local. Também haverá coleta de óleo de cozinha usado e distribuição de mudas de árvores.

Às 10h será lançado o programa “Sorocaba tem Pressa”, que visa garantir agilidade às obras de mobilidade na cidade. A solenidade será realizada na rua Augusto Lippel, no bairro Campolim, via que ganhará pavimentação por meio de medida mitigadora, executada em parceria com a Construtora Planeta.

O projeto “Música na Praça Drive-in”, no Parque das Águas, acontece das 18h às 21h com a participação do DJ Nunes e do DJ convidado Dori, que tocarão o melhor do flashback dos anos 70, 80 e 90. Será montada uma estrutura drive-in, com capacidade para receber até 120 veículos. Os convites, limitados a um por veículo, podem ser retirados na Secretaria da Cultura, situada na Casa 52, no Jardim Maylasky, das 9h às 16h. No dia do evento, o ingresso social será um quilo de alimento não perecível por pessoa, a ser destinado à campanha #AFOMENAOEFAKE!

Domingo

No domingo (15), um ato cívico, às 8h, no Largo São Bento, abrirá a programação do dia. A cerimônia contará com o tradicional hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7). Não haverá desfile.

No Paço Municipal, das 9h às 12h, serão realizados balonismo de exibição, exposição de jipes e veículos 4 x 4, e uma feira gastronômica com a participação de ambulantes da cidade. A 2ª edição da Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE! terá como ponto de passagem do desfile da tropa o Paço Municipal.

Um passeio ciclístico, com concentração às 9h no Centro Esportivo Pinheiros, seguirá pela avenida Dom Aguirre até o Parque das Águas, com previsão de chegada às 10h15. Lá, das 9h às 12h, o público poderá participar de oficinas esportivas, conferir a apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi/Senai de Sorocaba e aproveitar outra feira gastronômica com participação dos ambulantes.

Na praça Laudelino Amaral, no bairro Nova Sorocaba, das 11h às 14h, serviços gratuitos de saúde serão oferecidos à população, com atendimentos do Ônibus Azul e Rosa; Trailer de Odontologia; aferição de pressão e glicemia. Ainda serão entregues cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas. Também haverá música e distribuição de bolo de aniversário.

Já o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediará, das 11h às 14h, o Pit Stop Solidário, com uma exposição de carros antigos, além de espaço de alimentação organizado por entidades beneficentes da cidade. Durante o evento, igualmente haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE! O PTS está localizado na avenida Itavuvu, número 11.777.

Outra atração especial no domingo ocorrerá no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, das 10h às 17h. A população poderá conferir as feiras de artesanato e de adoção de cães e gatos, organizada pela Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, além de jogos culturais e do Ônibus da Cultura. Ainda no mesmo dia, um passeio de motos também terá como destino final o parque do Campolim. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)