Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prevenção

Testagem nos terminais de ônibus urbanos prossegue até sexta (13)

Os testes nos usuários do transporte coletivo de Sorocaba têm como objetivo verificar a circulação viral

10 de Agosto de 2021 às 01:54
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (9/8/2021) )

Mais de 80 pessoas foram testadas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (9), pela manhã, no terminal Santo Antônio, em Sorocaba. A testagem gratuita e rápida ocorreu das 8h às 14h. Os testes vão ocorrer até a sexta-feira (13) nos terminais de ônibus da cidade. A procura superou a estimativa inicial de testar 36 pessoas por dia. Nesta terça-feira (10), a ação continua no terminal Santo Antônio.

Nesta quarta (11) e quinta (12), a testagem será no terminal São Paulo, no mesmo horário. Já na sexta-feira (13), será levada ao terminal Vitória Régia, também das 8h às 14h.

Os testes nos usuários do transporte coletivo de Sorocaba têm como objetivo verificar a circulação viral. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o teste rápido Antígeno é realizado por meio da coleta de Swab (cotonete estéril, que serve para retirar amostras de Swab da nasofaringe) e o resultado rápido sai em 15 minutos.

Conforme a SES, os usuários testados foram comunicados após 15 minutos sobre os resultados e nos casos positivos foram orientados a tomar as medidas necessárias, como buscar atendimento médico se for necessário e fazer isolamento para evitar a propagação do novo coronavírus. Um balanço sobre a quantidade total de usuários do transporte coletivo que foram testados e os resultados serão divulgados após o término da última ação.

A ação atraiu usuários do transporte coletivo e até quem diariamente não usa ônibus. Algumas pessoas foram ao terminal e pagaram o valor da passagem de ônibus somente para fazer o teste. Foi o caso da professora Cintia Aparecida de Moraes Silva, 44 anos.

“Estou com dor de garganta e sentindo um peso na cabeça. Por isso, decidi vir fazer o teste. Já tomei a primeira dose da vacina e como voltei a trabalhar presencialmente fiz o teste e se o resultado for positivo vou ter que me afastar alguns dias”, disse.

O operador de máquinas, Mário Gaspar, 57 anos, disse que foi fazer o teste no terminal porque teve contato com o filho, que recentemente testou positivo para a doença.

Podem ser testados adultos de todas as idades e crianças, desde que acompanhadas dos pais ou responsáveis. Para isso, os interessados devem apresentar um documento de identidade (RG, CNH ou CPF) com foto. Já, as crianças devem possuir CPF, que precisa ser apresentado no momento da inscrição. (Ana Cláudia Martins)