Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Região de Brigadeiro ganha rota turística

10 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Roteiro parte do Casarão de Brigadeiro Tobias.
Roteiro parte do Casarão de Brigadeiro Tobias. (Crédito: MICHELE ALVES / SECOM SOROCABA (7/8/2021))

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura de Sorocaba realizou, no último sábado (7), visita para implantação de projeto de fomento à rota turística “Caminhos da Marquesa”, localizada na região de Brigadeiro Tobias. Percorrido a cavalo, o roteiro partiu do Casarão de Brigadeiro Tobias e passou por quatro propriedades, que formam a rota turística rural.

Participaram da cavalgada o prefeito Rodrigo Manga; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato; o secretário da Sedettur, Robson Coivo; o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto Neto; o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; o controlador-geral do Município, Carlos Alberto Maia; os vereadores Luis Santos e Fábio Simoa, além da equipe da Ouvidoria Geral do Município.

O projeto viabilizado, por meio da Divisão de Turismo da Sedettur, contempla uma rota turística que possibilita a vivência da cultura local, em meio a paisagens naturais, gastronomia caipira, turismo rural, cicloturismo, passeios a cavalo, produtos naturais, como o mel, e o resgate da história sorocabana. A trajetória de vida de uma mulher que marcou a história, a Marquesa de Santos, é que conduz os turistas por esses caminhos. O mapa completo está disponível em: www.caminhosdamarquesa.com.br.

“Conhecemos essa rota que se vocacionou sozinha. É importante mostrar que Sorocaba não tem somente turismo de negócios, mas também esse turismo rural e cultural, que reúne restaurantes, apiários e diferentes lugares, onde as pessoas podem aproveitar e se divertir”, afirmou Robson Coivo, secretário da Sedettur.

“Percorremos a rota que, agora, terá sua divulgação intensificada pela Prefeitura, com sinalização e outras ações, para fazer com que o turismo na região de Brigadeiro Tobias, com sua rica cultura, venha a crescer cada vez mais. Faltava o apoio do Poder Público, mas, a partir de hoje, vamos ajudar para que os negócios venham a se desenvolver, gerando renda, empregos e opções para passeio”, conclui o prefeito Rodrigo Manga. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)