Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança pública

Região central recebe programa de segurança e tolerância zero

Cada ponto do centro já recebe um tipo de policiamento específico

07 de Agosto de 2021 às 02:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Programa reúne todas as forças policiais da cidade para a segurança do centro
Programa reúne todas as forças policiais da cidade para a segurança do centro (Crédito: SECOM SOROCABA)

Em ato realizado nesta sexta-feira (6), à tarde, na praça Coronel Fernando Prestes, a Prefeitura de Sorocaba fez o lançamento do programa Centro Mais Seguro Tolerância Zero, que tem como objetivo ampliar e integrar as ações de segurança pública na cidade.

A coordenação dos trabalhos está a cargo da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com as polícias Militar, Civil e Federal e, ainda, com acompanhamento de equipes das secretarias de Governo, Cidadania, Saúde, Serviços Públicos e Obras, Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Controladoria Geral do Município.

“A Prefeitura vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance, dentro da legalidade, para garantir que as policias realizem seus trabalhos da melhor forma possível”, disse o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). O novo modelo começa a ser implantado de imediato, em virtude da expectativa de maior movimento no comércio, em decorrência das compras para o Dia dos Pais.

A proposta é otimizar recursos e unir a ação das forças policiais que atuam na cidade.


Modelo de segurança

O modelo de segurança do programa é baseado na divisão da região central em círculos concêntricos, cada um com um tipo de policiamento específico. O centro expandido, abrangendo a área formada entre a Rodoviária, Mercado Municipal e as ruas Souza Pereira e Arthur Gomes, terá patrulhamento com viaturas motorizadas.

Uma área mais restrita dentro dessa, envolvendo Fórum Velho e as ruas da Penha e Miranda Azevedo, receberão equipes a cavalo. Já, pelas calçadas, na região de bulevares e na rua da Penha, vão atuar as patrulhas com cães e o miolo central da cidade terá reforço no policiamento preventivo e ostensivo a pé.

Também foram criados três pontos de estacionamento de viaturas, um deles no Largo São Bento, outro no Largo do Rosário e um na praça Coronel Fernando Prestes. Uma viatura específica será destacada para acompanhar a abertura e fechamento do comércio. Outra novidade é que todas as viaturas de patrulhamento passarão pelo centro de Sorocaba, reforçando a segurança nos períodos diurno e noturno.

O programa inclui, também, a atuação de agentes do Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e da Polícia Civil, para apurar e identificar locais suspeitos de práticas de atividades irregulares ou ilegais. Em contrapartida, a Polícia Federal dará apoio em ações para coibir a venda de cigarros contrabandeados. Caso haja necessidade, o helicóptero Águia, da PM, estará disponível para dar suporte aéreo em ocorrências.

A união das forças policiais pôde ser evidenciada no ato de lançamento do programa com a presença de integrantes de diferentes corporações que atuam em Sorocaba.

Estiveram presentes o coronel Aleksander de Lacerda, à frente do Comando de Policiamento do Interior CPI-7; Rogério Giampaoli, delegado da Polícia Federal em Sorocaba; Mauro Guimarães Soares, delegado secional da Polícia Civil de Sorocaba; delegada Veraly de Fátima Bramante Ferraz, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba; delegado Weldon Carlos da Costa, representando o Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-7); tenente-coronel Kleber Vieira Pinto, comandante do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep); tenente-coronel Hugo Araújo Santos, comandante do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária; Major Douglas Ribeiro Alves, comandante interino do 7º Batalhão de Polícia do Interior (7º BPM/I); capitão Felipe José Leme, comandante da Polícia Ambiental de Sorocaba e Henrique de Agrella, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba. (Da Redação)