Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Hospital Oftalmológico zera fila de avaliação de pacientes para transplante de córneas

Atualmente hospital oferece mais de mil vagas, por mês, para avaliações de pacientes que precisam de transplante

06 de Agosto de 2021 às 16:02
Da Redação [email protected]
O Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), do grupo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), zerou a fila de pacientes para avaliação de transplante de córneas.
O Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), do grupo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), zerou a fila de pacientes para avaliação de transplante de córneas. (Crédito: Grupo BOS.)

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), do grupo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), zerou a fila de pacientes para avaliação de transplante de córneas.

A informação foi divulgada pelo próprio HOS, que atualmente oferece mais de mil vagas, por mês, para avaliações de pacientes que precisam de transplante. Eles podem fazer cadastro pelo aplicativo ou site do BOS.

Após 20 anos avaliando pacientes de todo o Brasil para a realização de transplante de córneas, pela primeira vez, o Hospital Oftalmológico de Sorocaba zerou a fila de pacientes para essa avaliação.
Antes do início da pandemia, havia mais de três mil pedidos de avaliação em espera. E por conta da Covid-19 a fila só aumentou, além de contribuir para zerar o estoque de córneas do hospital para transplante.

O HOS só conseguiu acabar com a fila de pacientes para avaliação de transplante de córneas depois que implantou o sistema de telemedicina para agilizar o atendimento e encaminhamento desses casos.
No mês passado, o hospital realizou 222 transplantes de córneas, mantendo o número de doações e procedimentos acima da média dos anos anteriores. Já em junho de 2021, o HOS realizou no total 251 transplantes de córneas, batendo o recorde dessas cirurgias no mês.

Segundo o superintendente do grupo BOS, Edil Vidal, esse resultado foi possível graças ao grande empenho realizado pelas equipes. “Com a adoção de novas estratégias e protocolos de segurança, o HOS fez um esforço muito grande para retomar as captações e transplantes paralisados durante setes meses, em função da Covid-19, superando o desafio inicial que havia com relação à diminuição das doações de córneas”, destaca.

Apesar do resultado positivo obtido pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba, a realidade desse setor no restante do país é outra. “Muitos serviços ainda não conseguiram retomar suas atividades, principalmente os que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a fila de espera não para de aumentar, um sinal evidente de que os pacientes estão tendo dificuldades por recursos próprios, ou do poder público para acesso a esse atendimento, consequência da atual situação econômica no país”, aponta.

Dessa forma, o superintendente do grupo BOS ressalta que pode haver sobras de córneas no hospital de Sorocaba. Por isso, é tão importante que pacientes de todas as localidades façam o agendamento e passem pela avaliação prévia para receber o transplante.

“As chances de sobrarem córneas no HOS são muito grandes nos próximos meses, mesmo que as doações sejam distribuídas para outros estados do país, uma vez que o acesso da população que depende do SUS não é tão fácil em outros locais”, destaca Vidal.

Cadastro para avaliação

O cadastro para avaliação do transplante de córneas pode ser feito pelo celular, por meio do aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store, procurando por “Banco de Olhos de Sorocaba”. Caso não seja possível baixar o App do BOS, basta acessar o site: https://app.bos.org.br, clicar em “Pacientes” e fazer o cadastro, porém, algumas funcionalidades de interação no atendimento só existem no App.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7000. O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. (Da Redação)