Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital público

Prefeitura chama empresas para a construção de um complexo hospitalar

Manifestação de interesse e requisição de autorização devem ser feitas até o dia 8 de setembro

06 de Agosto de 2021 às 02:15
Marcel Scinocca [email protected]
Prefeito Rodrigo Manga pretende construir o complexo hospitalar por meio de Parceria Público-Privada (PPP)
Prefeito Rodrigo Manga pretende construir o complexo hospitalar por meio de Parceria Público-Privada (PPP) (Crédito: Fábio Rogério (16/6/2021) )

A Prefeitura de Sorocaba publicou nesta quinta-feira (5) o chamamento público para o procedimento de manifestação de interesse destinado ao desenvolvimento e apresentação de projeto para a construção de um complexo municipal de saúde. A apresentação das propostas deverá ocorrer no mês que vem. O complexo tem previsão para ser construído na zona norte de Sorocaba, na antiga garagem da TCS, que fica na avenida Ipanema.

Conforme o edital de chamamento, a manifestação de interesse e requisição de autorização devem ser realizadas até às 16h do dia 8 de setembro de 2021. O documento foi produzido pelo Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi). No portal de licitações da Prefeitura de Sorocaba, apenas o extrato do contrato foi publicado, ou seja, não há a íntegra das informações.

Um decreto sobre a celebração de ajustes com entidades privadas sem fins lucrativos no âmbito municipal também foi publicado na data. O decreto tem 66 artigos e trata de diversos pontos de como serão as propostas e a execução dos trabalhos, com objetos, metas, custos e indicadores.

A portaria com informações sobre a criação da Comissão Especial de Análise da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada do Novo Complexo Hospitalar de Sorocaba, também foi publicada. Essa comissão é destinada a definir as diretrizes e instruções do chamamento público, análise e julgamento das propostas apresentadas.

Promessa

Logo após tomar posse, em 1º de janeiro, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou que o local conhecido como antiga garagem da TCS, na zona norte de Sorocaba, teria um complexo hospitalar até 2022. Havia um decreto que destinava parte do local para ser garagem do BRT. Esse decreto foi revogado pelo atual. Na área pública, comprada na gestão de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), em 2014, por R$ 13 milhões, já há serviços públicos relacionados à saúde.

De acordo com o prefeito, no local, haverá uma policlínica, um hospital; e a área ainda poderá contar com serviços de saúde mantidos pelo estado, como um centro de diagnóstico e outro centro para a realização de hemodiálise. “Vamos começar um estudo para realizar isso por meio de Parceria Público-Privada (PPP)”, diz Manga. “Processo semelhante existe: o novo Hospital Regional e outros hospitais pelo país”, disse na ocasião. (Marcel Scinocca)