Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Áreas inclusas na concessão do aeroporto geram dúvidas

Câmara diz que 2.289.616,40 m2 da área aeroportuária constavam na licitação

05 de Agosto de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
placeholder
placeholder

O aeroporto de Sorocaba está envolto em mais uma polêmica, desta vez com a concessão e as áreas do local. É que as instituições não estão falando a mesma língua quando o assunto envolve os espaços que passarão à iniciativa privada. A comissão da Câmara de Sorocaba que trata do assunto já fala em possível judicialização do caso.

Para se ter ideia, o Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba se a concessão dada pelo Estado engloba a área municipal do aeroporto. Em resposta, o Executivo afirmou que o “tema está sob avaliação dos órgãos técnicos da Prefeitura”. Respondendo ao mesmo tema, a Artesp, que é a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, e responsável pelo leilão, afirmou que “o processo de concessão do aeroporto de Sorocaba abrange apenas áreas sob gestão do Estado”, ou seja, não engloba a área municipal e mesmo a área privada.

A municipalidade também foi questionada se a Polícia Militar permanecerá no local após a concessão. Vale lembrar que a instituição está em uma área pública municipal, onde ficava o Aeroclube de Sorocaba. Ou seja, pela Artesp, sem mudança. Entretanto, a resposta do município foi a seguinte: “O Município não se opõe à permanência da instituição, todavia a decisão passa a ser da Artesp”.

Em 15 de janeiro deste ano, em material divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, havia a seguinte menção, dando voz a um membro do Executivo: “A demarcação de solo também é necessária, pois há propriedade do Estado, do município e da iniciativa privada”. Questionada sobre o fato, a Prefeitura respondeu que “naquele momento, não havia ocorrido a privatização. Portanto, em relação à demarcação, se houver interesse, a mesma fica sob apreciação da Artesp”.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo, vale lembrar, informou que o “processo de concessão do aeroporto de Sorocaba abrange apenas áreas sob gestão do Estado”. Entretanto, a concessão do Aeroporto Estadual de Sorocaba, objeto do edital do leilão da Artesp no mês passado, atingiu, segundo a Câmara de Sorocaba, aproximadamente 2.289.616,40 metros quadrados da área aeroportuária. Ou seja, a concessão envolveria todo o aeroporto, em tese. Ocorre que, segundo apurado pelos vereadores, existia quase 200 áreas sorocabanas envolvidas, inclusive, supostas propriedades privadas e do município. A Comissão informou ontem à noite que a Prefeitura de Sorocaba tentou levar a questão dessas propriedades adiante por meio de impugnação do edital, mas que perdeu o prazo para a ação no processo administrativo da agência estadual.

Ainda segundo a comissão, presidida pelo vereador Ítalo Moreira (PSC), o caso só pode, agora, ser tratado no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) ou direto na Justiça. No início do mês passado, Ítalo informou que “na reunião do dia 28 de junho ficou determinado que no prazo de 15 dias o Executivo apresentará um levantamento completo das questões fundiárias/áreas envolvidas no edital de concessão do Estado de São Paulo”. Não há informações se esse levantamento ocorreu, de fato. (Marcel Scinocca)