Transporte coletivo
Ônibus em Aparecidinha mudam com miniterminal
Principal novidade é o serviço expresso entre o bairro e o Centro
Os passageiros que usam o transporte coletivo no bairro Aparecidinha, na zona leste da cidade, agora contam com uma Área de Transferência (AT), também conhecida como miniterminal. Com isso, todas as linhas que atendem a área passaram por otimização de rotas e de programação, conforme informou a Prefeitura de Sorocaba ao jornal Cruzeiro do Sul.
A principal mudança é a transformação da antiga linha 48 -- Aparecidinha/via Castelinho em T48 -- Expresso Aparecidinha, operada pela City Transportes. Ela utiliza seis veículos superarticulados e interliga a AT Aparecidinha ao terminal Santo Antônio, via avenidas Dom Aguirre e Afonso Vergueiro.
A linha Mato Dentro (33) atende a AT Aparecidinha em ambos os sentidos. A Aparecidinha/via Terra (34), após partir do terminal São Paulo, cumpre itinerário normal até AT Aparecidinha, retornando ao caminho atual e seguindo pela estrada do Varejão, Bom Jardim e Barreiro, cumprindo ponto final na rua Alfredo Soares (ponto final atual). Após partir do ponto final, passa pela miniestação Aparecidinha e retorna à rota normal, com destino ao terminal São Paulo.
A linha Aparecidinha/via Éden (38) deixou de atender ao Jardim Monteiro, Jardim Josane e Residencial Nikkey. Partindo do terminal Santo Antônio e cumpre itinerário programado até a AT Aparecidinha. Partindo da estação, segue rota programada até o terminal Santo Antônio.
O Interbairros IV (304) deixou de atender o Éden e passou a operar no formato circular. Partindo da AT Brigadeiro, cumpre itinerário programado e, após atender a AT Aparecidinha, retorna para a estação de Brigadeiro. Nikkey/Presídio (A48/1), Amato/Monteiro (A48/2) e Éden/AT Aparecidinha (A48/3) passaram a ser linhas alimentadoras -- que ligam os bairros às estações.
Segundo a administração municipal, o sistema composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência possibilita que o usuário vá de um bairro na região de Aparecidinha para outro destino na zona leste utilizando apenas um passe de ônibus. O passageiro poderá usar a integração temporal e usar o sistema por mais três vezes, dentro de um período de duas horas, para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento.
Os usuários podem consultar os horários e itinerários de cada linha no site da Urbes -- Trânsito e Transportes ou pelo telefone 118.
Mitigação
A estação, inaugurada no último sábado (31), foi uma medida mitigatória da Magnum Construtora por empreendimentos realizados na cidade, sem custos para os cofres públicos. Está situada na confluência da rua do Terço, em frente à praça Professor João Oscar Mascarenhas.
O local onde os usuários aguardam os ônibus tem assentos, cobertura com isolamento termoacústico e entradas USB para carregar dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. Os veículos que atendem o miniterminal têm aparelhos de ar-condicionado, wi-fi e entradas USB, conforme a Prefeitura. (Wilma Antunes - programa de estágio - Supervisão: Eric Mantuan)