Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão de castração

Mutirão de Castração abre inscrições gratuitas para a região de Aparecidinha

Procedimentos para cães e gatos serão agendados para 9 e 10 de agosto, no CRAS do bairro

31 de Julho de 2021 às 11:35
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Inscrições para castração de cães e gatos acontece nos dias 3 e 4 de agosto
Inscrições para castração de cães e gatos acontece nos dias 3 e 4 de agosto (Crédito: Divulgação/Secom)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará, nas próximas terça e quarta-feira (3 e 4 de agosto), as inscrições gratuitas para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos, contemplando, desta vez, a região de Aparecidinha com 480 vagas. As cirurgias serão agendadas para 9 e 10 de agosto, no CRAS.

Podem participar desta etapa animais de munícipes residentes nos seguintes bairos: Aparecidinha, Jardim Josane, Nova Aparecidinha, Jardim dos Monteiros, Vila Amato, Mato Dentro, Monte Verde, Residencial Nickey, Jardim Topázio, Jardim Morada das Flores, Jardim Bom Jardim, Serrinha, Bairro do Cristal e Bairro do 25. Serão 240 vagas para o dia 3 e 240 para o dia seguinte.

Os moradores interessados devem se inscrever, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Aparecidinha, localizado na Rua do Terço, 100, portando RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome.

O objetivo da ação, que contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança contra a Covid-19, é promover o controle populacional de cães e gatos, contribuindo para a redução de animais abandonados, prevenindo doenças e, por fim, melhorando a qualidade de vida dos animais domésticos e da população em geral.

No procedimento, os animais também serão microchipados. Com isso, é possível a identificação deles, com possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

Por fim, alguns cuidados devem ser tomados para o procedimento: o animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas antes da castração. Além disso, cães e gatos devem ser levados com coleiras, guia ou caixa própria de transporte. Caso sejam bravos, levar também focinheira. Por fim, deve-se levar também uma proteção para o bichinho após a realização do procedimento, como roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3202-8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.