Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Polícia Militar recebe oficialmente imóvel público em Santa Rosália

28 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Antiga sede do Saae passa a abrigar o 7º BPM/I, a Força Tática e a 4ª Cia.
Antiga sede do Saae passa a abrigar o 7º BPM/I, a Força Tática e a 4ª Cia. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba oficializou, ontem (27), a cessão de uso do prédio que já foi sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no bairro Santa Rosália, à Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo. Nesse endereço, será instalado o 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), que atualmente opera no Cerrado. A Lei Municipal nº 12.330/21, que formaliza o ato, foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), durante cerimônia no local.

Um termo de compromisso entre as partes havia sido assinado no dia 7 de março, pois já estava prevista a transferência das atividades do Saae/Sorocaba, para as novas instalações no Centro Operacional da autarquia, na avenida Camilo Júlio, efetiva em 22 de junho. Em 6 de julho, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 235/2021, que autoriza a cessão de uso do imóvel situado na rua Pereira da Silva, nº 1.285, à Polícia Militar.

“Estamos honrando um compromisso que firmamos com a Polícia Militar, que tem executado um trabalho exemplar em Sorocaba. Assim, daremos mais condições para que a Corporação execute suas atividades de forma ainda mais primorosa. A Prefeitura de Sorocaba tem orgulho do trabalho da Polícia Militar e é parceira dessa instituição”, destacou o prefeito.

O prédio em Santa Rosália tem 5,5 mil metros quadrados, dos quais cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída. Além do 7º BPM/I, o local será ocupado pela Companhia de Força Tática e pela 4ª Companhia da PM. A medida atende a uma necessidade da PM, de descentralizar e otimizar a sua atuação em Sorocaba. Com isso, a instalação do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (14º Baep), que opera provisoriamente no complexo do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), será transferida para a atual sede do 7º BPMI, também no Cerrado.

“Trata-se de uma conquista importantíssima. Com essa nova unidade, será possível que a Polícia Militar otimize as equipes que atuam na área administrativa da Corporação em Sorocaba, liberando maior efetivo para as ações de rua”, disse o tenente-coronel Fernando de Agrella, comandante do 7ºBPM/I. Ele adiantou, ainda, que as reformas no prédio começam a partir de hoje (28) e que, a na próxima semana, o 7° BPM/I já estará operando no novo endereço. “Será uma mudança gradual. Depois, virão as outras unidades, conforme as reformas avançarem”, completou.

Além do prefeito e do comandante local da PM, a cerimônia de entrega da nova sede da PM contou com a presença do tenente-coronel no Exército, Rodrigo da Silva; bem como do deputado federal Capitão Derrite; do delegado Seccional de Polícia Civil, Mauro Guimarães Soares; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; e dos secretários municipais Cel. Vitor Gusmão (Secretaria de Segurança Urbana), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Marcio Carrara (Educação), e dos vereadores João Donizeti, Fábio Simoa, Ítalo Moreira, Luis Santos, Cícero João, Vinicius Aith, Fernando Dini e Cristiano Passos.

Descentralização

No prédio da PM em Santa Rosália, vão operar 200 policiais, o que significa melhoria na eficácia e na agilidade em ações de segurança pública, sobretudo nessa e em outras regiões da cidade. Segundo o comandante Agrella, a PM está descentralizando sua atuação, mantendo ainda mais duas companhias na zona norte, uma no Alto da Boa Vista e outra na região central, além da base no Éden.

Homenagens

Ainda durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Manga fez a entrega da chave simbólica do prédio em Santa Rosália ao comandante do 7º BPM/I, tenente-coronel Fernando Agrella. Em reconhecimento ao apoio dado ao 7° BPM/I, a Polícia Militar prestou homenagem, por meio da entrega de honrarias da Corporação, ao prefeito Rodrigo Manga, ao deputado Capitão Derrite e ao tutor do Programa Vigilância Solidária em Santa Rosália, Roberto Ferreira Rodrigues. O evento encerrou-se com um desfile da tropa pelo pátio da nova sede do 7° BPM/I. (Da Redação)