Buscar no Cruzeiro

Buscar

Frio

Nova massa de ar polar muda o tempo em Sorocaba

Frente fria trouxe chuva ontem e as temperaturas começam a cair

28 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Sorocabano deve se preparar para dias gelados até sábado.
Sorocabano deve se preparar para dias gelados até sábado. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/5/2021))

A nova massa de ar polar que que causará frio intenso nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no sul da região Norte já provoca seus efeitos em Sorocaba. Choveu durante a noite de ontem (27) na cidade, e hoje a temperatura deve ficar entre 9ºC e 16ºC. Amanhã (29) o dia deve amanhecer com possibilidade de geada e temperatura mínima de apenas 2ºC, que sobe para até 12ºC no final da manhã. E na sexta (30), a região enfrenta o dia mais frio da semana, quando os termômetros podem chegar a dois graus abaixo de zero.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem atualizando informações sobre a situação no País. Segundo meteorologistas, a frente fria trouxe chuva para os três estados da região Sul, sul de Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A meteorologista Morgana Almeida informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre amanhã (29) e sábado (31), as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC.

O Inmet acrescenta que, ainda no dia 28, a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense. “A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a meteorologia ao reafirmar a previsão de ar frio predominante por toda a região Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem até sábado (31)

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a previsão é de que o ar frio avance sobre sul da Bahia e partes do interior da Região Nordeste, com “declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude”.

Destaques climáticos

Entre os destaques climáticos elencados pelo Inmet está a persistência de chance de “mais um evento de queda de neve” nas serras gaúcha e catarinense, de forma “fraca e bem isolada” entre os dias 28 e 29, não sendo descartada a possibilidade de chuva congelada ou neve na serra do Sudeste no Rio Grande do Sul.

Os dias mais críticos em termos de menores temperaturas, mínimas e máximas na Região Sudeste serão 29 e 30 deste mês, com mínimas entre -2ºC e -5ºC na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte. “Também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul e no sudeste de São Paulo”. (Da Redação, com Agência Brasil)