Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Magistrados prestam homenagem à FUA

28 de Julho de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA; Laelso Rodrigues, instituidor; e o conselheiro José Augusto Marinho Mauad.
César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA; Laelso Rodrigues, instituidor; e o conselheiro José Augusto Marinho Mauad. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/7/2021))

A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, recebeu uma homenagem da comissão organizadora do Congresso Interinstitucional de Magistrados do Estado de São Paulo. Laelso Rodrigues, instituidor da FUA, e José Augusto Marinho Mauad, conselheiro da fundação, receberam um troféu em nome de toda a entidade. Ele foi entregue pelos juízes Marcelo Lelis de Aguiar (federal), Emerson Tadeu Pires de Camargo (estadual) e Ronaldo Oliveira Siandela (do trabalho).

O congresso foi realizado nos auditórios do jornal, entre os anos de 2013 e 2017. O evento era organizado pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) e Associação Paulista dos Magistrados (Apagamis). A FUA, por meio do Cruzeiro do Sul, era uma das apoiadoras do evento, juntamente com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional das Justiça do Trabalho (Anamatra).

Segundo Mauad, além de fornecer a infraestrutura para o evento, o Cruzeiro do Sul fazia a cobertura do congresso. Esse apoio motivou a organização a homenagear a fundação. “É o agradecimento das instituições do Judiciário pelo acolhimento que tiveram durante todos esses anos”, diz ele.

O evento contava com palestras e debates sobre temas ligados ao Judiciário, nos três ramos (Estadual, Federal e Trabalhista). Conforme Laelso Rodrigues, nomes importantes da magistratura brasileira, como os dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli já participaram do congresso. O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) Paulo Dimas de Bellis Mascaretti também esteve em uma edição.

Ainda de acordo com o instituidor da FUA, o evento suscitava importantes discussões, que, muitas vezes, passavam a influenciar o trabalho do Judiciário. “Para nós, é motivo de orgulho termos contribuído com esse evento, que trouxe não só benefícios para a classe dos magistrados, mas também para a cidade”, comenta. (Vinicius Camargo)