Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Só três UBSs de Sorocaba têm doses de vacina contra a gripe

Sorocaba ainda não atingiu a meta de 90% de imunização contra a gripe dos grupos prioritários

27 de Julho de 2021 às 00:59
Ana Claudia Martins [email protected]
Uma das Unidades Básicas de Saúde que tem o imunizante fica no Carandá
Uma das Unidades Básicas de Saúde que tem o imunizante fica no Carandá (Crédito: ARQUIVO JCS)

Somente três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda têm doses disponíveis da vacina contra a gripe em Sorocaba: Carandá, São Bento e Habiteto. Até a última sexta-feira (23), ainda havia doses em cinco unidades. O Estado informa que cidade não deverá receber novas doses, pois estão sendo usadas as que sobraram da campanha contra a gripe para os grupos prioritários, que teve baixa adesão.

Porém, a Prefeitura de Sorocaba informa que o governo estadual comunicou que cidade receberia um novo lote até a última sexta-feira (23), o que não ocorreu.

Questionada novamente a respeito ontem, a Prefeitura de Sorocaba informou que a nova previsão de envio do imunizante é esta semana, mas sem data definida. Porém, a Secretaria de Estado da Saúde nega que as cidades paulistas irão receber mais lotes da vacina contra a gripe.

A campanha de vacinação contra a gripe foi aberta ao público em geral, a partir dos seis meses de idade, no último dia 12 de julho.

O Cruzeiro do Sul questionou o governo estadual sobre o envio de novas doses e a informação é de que não está previsto o envio de um novo lote de vacinas da gripe, pois as doses utilizadas são as remanescentes da campanha dos grupos prioritários.

Conforme a SES, até o último dia 14 de julho, a cidade vacinou contra a gripe 183.044 pessoas. Desse total, 151.919 fazem parte dos grupos prioritários, o que representa cobertura vacinal de 67,05%.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe inicialmente começou em abril, mas somente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e seguiu com a imunização até o último dia 9 de julho.

Contudo, em praticamente todo o Estado de São Paulo, a maior parte das cidades paulistas, incluindo Sorocaba, não atingiram a metas dos públicos prioritários, que é de 90%.

A procura pela vacina da gripe foi considerada baixa e com isso a vacinação foi aberta para o público em geral, mas ainda com prioridade para os grupos.

Cidade não atingiu meta

Assim como várias cidades, Sorocaba ainda não atingiu a meta de 90% de imunização contra a gripe dos grupos prioritários. Os grupos mais avançados até 14 de julho, dados mais atuais informados pela Prefeitura de Sorocaba, são as crianças e as mães de recém-nascidos.

De acordo com a SES, o grupo das crianças, com população estimada de 48.118 até a data informada, foram aplicadas o total de 37.005 doses, o que representa uma cobertura vacinal de 76,90%.

Já as mães de recém-nascidos, com público estimado em 1.099 pessoas, teve o total de 839 doses aplicadas, o que representa cobertura vacinal de 76,34%

Em terceiro está o grupo dos trabalhadores da Educação, com população estimada em 7.514 e o total de 5.369 doses aplicadas, o que significa cobertura vacinal de 71,45%

Todos os demais grupos prioritários estavam abaixo de 70% até o dia 14 de julho. (Ana Cláudia Martins)