Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Sorocaba pode ter -2ºC com nova massa de ar frio

Conforme o Inmet, o dia mais gelado da semana será sexta-feira (30)

27 de Julho de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Prepare o seu casaco: as temperaturas voltam a cair amanhã na região de Sorocaba.
Prepare o seu casaco: as temperaturas voltam a cair amanhã na região de Sorocaba. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/6/2021))

O inverno traz mais uma massa de ar frio para a região sudeste do País a partir de amanhã (28). A temperatura na região de Sorocaba pode chegar a dois graus abaixo de zero, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima atípico na cidade vem acompanhado de geadas, que já causam transtornos ao setor agrícola em municípios vizinhos.

Hoje (27) o dia nasce ensolarado e com ventos fortes; porém, nuvens surgem no céu durante o período da tarde. À noite, pancadas de chuvas devem atingir a região de Sorocaba. A temperatura mínima prevista é de 10ºC e a máxima pode chegar a 30ºC.

Os termômetros começam a registrar quedas significativas na temperatura amanhã (28). Com mínima de 10ºC, o dia será nublado e começa com chuvas. O sol volta a aparecer durante a tarde, ainda acompanhado de pancadas de chuva. A noite continua nublada e a temperatura mínima prevista é de 15ºC.

Na quinta-feira (29), faz muito frio e o dia pode amanhecer com geadas. As nuvens aumentam no período da tarde e os termômetros podem chegar a registrar mínima de 2ºC. Apesar do frio, não há possibilidade de chuva. A temperatura máxima prevista é de 12ºC.

O dia mais frio desta semana será na sexta-feira (30). A temperatura mínima cai para -2ºC e a máxima pode chegar a 18ºC. Fortes geadas podem ocorrer na região durante a madrugada e pela manhã. A noite chega junto de nuvens, mas não há previsão de chuva.

Prejuízos

As cidades que fomentam a produção agrícola na região de Sorocaba ainda não contabilizaram os danos causados pelas geadas das últimas semanas. Diversos moradores de cidades vizinhas flagraram o gelo sobre as plantações.

A Prefeitura de Ibiúna estima que, pelo menos, 30% da produção foi afetada pelas geadas dos últimos dias. A produtividade do município diminuiu e o custo de produção aumentou em razão de maior utilização da irrigação artificial. Já a administração municipal de Piedade informou que “ainda não há como mensurar a quantidade de perda”. Mas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o preço dos produtos pode subir. (Supervisão: Eric Mantuan)

Temperaturas caem em grande parte do País

Associado a uma intensa massa de ar polar, o avanço de uma nova frente fria deve diminuir as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País ao longo desta semana. Em boa parte das regiões, o ápice do frio acontece entre quinta-feira (29), e sexta-feira (30), com temperaturas negativas e geadas previstas em ao menos sete Estados. No fim da semana, pode nevar em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Uma semana após cidades do Sul registrarem temperaturas mais baixas do que a Patagônia e bases da Antártida, uma nova frente fria chegou ao País ontem (26) e pode se tornar a mais forte já registrada em 2021, segundo o Climatempo.

Na maior parte do Brasil, o ápice do frio deve ocorrer entre quinta e sexta. São esperadas temperaturas negativas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Episódios de geadas são previstos para todos estes Estados, porém devem ser mais intensos no Sul do País.

Na serra gaúcha o frio pode ser ainda pior no sábado (31). O Climatempo prevê que a região, assim como a área serrana de Santa Catarina, possa alcançar, ao longo desta semana, um novo recorde de menor temperatura em 2021, chegando a valores entre -8ºC e -10ºC.

Entre quinta e sábado, os três Estados do Sul do País podem registrar a ocorrência de neve. O fenômeno decorre da combinação das baixas temperaturas com o aumento da umidade proporcionada por um ciclone extratropical, localizado no litoral da região.

Os efeitos da frente fria também podem chegar a Estados da região Norte e Nordeste, mas em menor intensidade. O Climatempo alerta que o frio deve continuar durante o início de agosto, com chances média e alta de geada no Sudeste e Sul do Brasil. (Estadão Conteúdo)