Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

População denuncia queima de materiais em galpão abandonado

Jane conta que denuncia o caso há mais de um ano ao disque denúncia da Prefeitura, mas sem sucesso

26 de Julho de 2021 às 13:48
Kally Momesso [email protected]
O fogo se estendeu durante todo o final de semana
O fogo se estendeu durante todo o final de semana (Crédito: Reprodução/Arquivo pessoal)

Uma moradora do bairro retiro São João, em Sorocaba, denunciou um galpão abandonado na avenida 15 de agosto por queima de materiais recicláveis. Segundo Jane Feitosa, o fogo perdurou todo o final de semana. Ela conta que denuncia o caso há um ano e dois meses ao disque denúncia da Prefeitura, mas sem sucesso.

No vídeo enviado por Jane, é possível ver a fumaça saindo de um estabelecimento. Conforme ela, a queima no local é recorrente, principalmente, nos finais de semana. "Neste final de semana, a fumaça começou na sexta-feira (24) e ficou ao longo de toda noite. No sábado, começou por volta das 17h30 e ficou a noite toda. Domingo foi ao longo de todo o dia e a noite", relatou. 

Sobre o período em que é possível notar o fogo, Jane atribui a falta de fiscalização. "Eles são muito espertos e sabem que aos finais de semana fica difícil haver fiscalização", ponderou.

Já conforme a moradora Solange Elizabeth Diniz, a prática acontece todos os dias na última semana. "Precisamos de ajuda com urgência. Todos os dias eles colocam fogo neste local. O problema já dura uma semana", afirmou.

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre o caso. A resposta foi de que a "Patrulha Ambiental será encaminhada até o local, nesta segunda-feira (26), para verificar novos focos de queimadas e tomar todas as providências cabíveis".

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) ainda informou que foram registradas seis denúncias de queimadas na área citada, desde 2019. De acordo com a pasta, o local foi vistoriado e duas multas foram aplicadas.

Canal de denúncia

A municipalidade disponibilizou, também, um novo canal de denúncias para o trabalho de fiscalização contra queimadas no município. Toda pessoa pode comunicar um foco de incêndio na cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99175-0927. É necessário informar o endereço exato do local, além de enviar foto e/ou vídeo.

"Ao receber a denúncia do cidadão, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade encaminha o caso para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), que fará a fiscalização", diz a matéria feita pela prefeitura. A prática criminosa pode levar a multas que ultrapassam R$ 3 mil.