Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ensino

Estudantes sorocabanos são destaques em Olimpíada

Eles foram premiados em cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro e ministro Marcos Pontes

25 de Julho de 2021 às 16:26
Ana Claudia Martins [email protected]
Alunos ao lado do presidente e do ministro
Alunos ao lado do presidente e do ministro (Crédito: Secom Sorocaba)

Estudantes da rede municipal de ensino de Sorocaba, premiados com medalhas e certificados pelas maiores notas obtidas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição 2020, contaram sobre suas rotinas de estudo.

Ao todo, em Sorocaba, 21 escolas, sendo 11 públicas e 10 particulares, participaram da edição do ano passado da OBA. Foram premiados o total de 568 alunos da cidade, sendo 176 medalhistas de escolas públicas e 392 de escolas particulares.


Quatro estudantes vencedores, sendo três da escola municipal Matheus Maylasky e uma da escola municipal Getúlio Vargas, receberam as medalhas e os certificados das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro, no último dia 25 de junho.

 


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o astronauta Marcos Pontes, também participou da cerimônia de entrega das medalhas. Na data, ambos estiveram em Sorocaba para dois eventos oficiais de inauguração, sendo um no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), onde os alunos foram premiados, e o outro na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Rotina de estudos

O estudante Guilherme Corrêa Trindade, 14 anos, é aluno do 9º ano da escola municipal Matheus Maylasky e ganhou medalha de ouro na 23ª edição da OBA. Ele e outros dois colegas da mesma escola municipal estão entre os quatro que foram homenageados na cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes.


Guilherme disse que tirou 10 na prova porque acertou todas as questões, que trouxe temas sobre astronomia e astronáutica. Ele conta que foi a primeira vez que participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e acredita que a competição ajuda a desenvolver nos estudantes o despertar pela ciência e pela pesquisa.

“Fiquei sabendo da OBA pela escola e decidi participar. Estudei os assuntos pela internet, já que o conteúdo não é muito abordado em sala de aula. Assisti vídeos sobre astronomia e astronáutica e sempre gostei de ciências”, conta o estudante.


Guilherme disse ainda que a prova avalia a capacidade de interpretação de texto por meio de questões relacionadas aos temas da OBA. “Caíram questões sobre estrelas, planetas e assuntos relacionados, além de alguns cálculos. Para quem estudou e tem boa capacidade de interpretação de texto deu para tirar uma nota boa. Mesmo assim é uma prova difícil”, conta.

A aluna Mariana Moraes Reche Martins, 15 anos, cursa o 9º ano da escola municipal Getúlio Vargas e ganhou medalha de prata na 23ª OBA. Ele tirou nota 8,60 na prova. Ela conta que já tinha participado da edição anterior da Olimpíada, mas que ganhou medalha somente na OBA de 2020. “A minha prova teve questões sobre constelação, análise de mapas, cálculos sobre velocidade, entre outras questões. Um pouco do conteúdo tivemos na escola e fiquei feliz em ganhar a medalha”, disse a estudante.

Mariana afirma ainda que os pais dela também ficaram muito felizes com a conquista da filha, e que o prêmio é um incentivo para os estudantes. “Ainda não sei se pretendo seguir a área de exatas, pois gosto bastante de medicina”, afirma a jovem.

Além de Guilherme e Mariana, também receberam as medalhas e os certificados no mês passado, os alunos João Guilherme Araújo de Góes (medalha de bronze) e Nicoly Cristina Ferreira Silva (medalha de bronze).

A OBA conta com uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de ter apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP).

O ministro Marcos Pontes realçou no evento a importância da Olimpíada para os jovens. “Estas olimpíadas que nós temos, muitas que o ministério apoia, são muito importantes para incentivar os talentos dos jovens. Através do desafio da relação com outros jovens, eles descobrem a autoestima, a autoconfiança, e falar que são capazes de fazer aquilo. Certamente, ganhar a medalha é interessante mas é importante ressaltar que é importante a participação de qualquer um”, disse.


O coordenador da OBA, João Batista Canalle, participou por vídeo da cerimônia e mandou mensagem de incentivo a todos aos alunos. “Eu gostaria de estar aí compartilhando este momento de muita felicidade para todos. Continuem estudando e participando da OBA”, disse.

Galeria

Confira a galeria de fotos