Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seis meses de governo

Cidade volta a crescer: protagonismo

25 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vista área: cidade foi considerada a 4ª melhor das Américas na relação custo-benefício.
Vista área: cidade foi considerada a 4ª melhor das Américas na relação custo-benefício. (Crédito: ARQUIVO JCS)

Eleito em 2020, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) assumiu o cargo em 1º de janeiro e acaba de completar o primeiro semestre à frente de Sorocaba. Paralelamente ao combate ao Covid (leia ao lado), o foco nesse período foi buscar a retomada econômica com geração de emprego e renda.

Mesmo em meio à pandemia, os investimentos no município atingiram a previsão de R$ 1 bilhão neste ano. Na geração de empregos, foram 43.702 admissões até junho, com crescimento de 40,42% na comparação com o mesmo período de 2020.

Com diversas ações que visam a melhoria econômica da população e da cidade, diversos índices passaram a apresentar números positivos. A arrecadação municipal, por exemplo, cresceu 17%. As principais elevações de receitas são oriundas do IPTU, que registrou uma arrecadação superior em 15% em relação ao exercício anterior; do ITBI, que indica aquecimento na construção civil, com 59,58% de arrecadação a mais que no mesmo período de 2020; do ISSQN, com crescimento de 24,69%, mostrando que o setor de prestação de serviços também evoluiu no semestre, e o ICMS, com 27,99% em relação ao mesmo período de 2020, o que também indica que o setor de produtos manufaturados está em alta.

“Mesmo no cenário pandêmico, Sorocaba vem reagindo muito bem, influenciada pela retomada da economia em vários setores”, afirmou o secretário da Fazenda, Marcelo Regalado.

Na outra ponta, as despesas oficias caíram 6% no semestre, resultantes de ajustes para gerar economia.

Primeiro desafio foi a pandemia: mais leitos e vacinação

Munícipe é imunizado em um dos pontos de vacinação pelo sistema drive-thru. - ARQUIVO JCS
Munícipe é imunizado em um dos pontos de vacinação pelo sistema drive-thru. (crédito: ARQUIVO JCS)

Ao assumir a prefeitura em plena pandemia, o primeiro desafio de Manga foi o combate ao Covid-19. Inicialmente o foco foi a ampliação do número de leitos, para que não houvesse colapso do sistema de saúde, por conta da explosão de casos.

Com investimento em estrutura própria, houve um aumento de quase 300% do número de leitos oferecidos para o combate à doença.

Essa ampliação atingiu várias unidades de saúde, como as UPHs da Zona Oeste e Zona Leste, entre outros hospitais. Também para fortalecer a assistência à população houve implantação de leitos de suporte ventilatório pulmonar, que contam com a mesma estrutura das UTIs.

A UPH Zona Leste se tornou também um novo Centro de Estabilização Covid (CTE). A cidade chegou a superar a marca de mais de 300 leitos municipais Covid. Isso representa um aumento de 272% em comparação com o dia 1/1, quando havia 81 leitos públicos Covid.

Com todas essas ações a fila de espera por leitos foi zerada, e nenhum munícipe deixou de ser atendido.

Vacinação

Foi criado um plano municipal com pontos de drive-thru. Segundo a projeção populacional da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise e Dados), há 519.385 pessoas da população adulta (a partir dos 18 anos) em Sorocaba. Dessa forma, a porcentagem de imunizados com a primeira dose na cidade já chega a 79,32% (411.999 pessoas) e com a segunda dose, 24,42% (126.849 pessoas).

Galeria

Confira a galeria de fotos