Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agricultura

Madrugadas frias já refletem na produção agrícola regional

A desvantagem não fica restrita às lavouras dos agricultores, mas também reflete no preço final do produto

24 de Julho de 2021 às 01:08
Kally Momesso [email protected]
Parte da produção foi danificada e preços ao consumidor podem subir
Parte da produção foi danificada e preços ao consumidor podem subir (Crédito: CORTESIA / WAGNER HOPPER)

 Os produtores rurais enfrentam, agora, os prejuízos causados pelas madrugadas de frio intenso registradas na região de Sorocaba no início da semana. Algumas plantações, como as hortaliças, são mais sensíveis às baixas temperaturas e pode ocorrer a perda total desses produtos.

A desvantagem não fica restrita às lavouras dos agricultores, mas também reflete no preço final do produto, ou seja, no bolso dos consumidores.

Em Piedade, onde moradores chegaram a registrar até -3° em alguns pontos da cidade na última terça-feira (20), ainda não é possível contabilizar precisamente as perdas no setor agrícola. Porém, a inquietação já aflige aqueles que trabalham nas lavouras.

Os irmãos Lincon Tenório e Fábio Tenório, de 45 e 38 anos, têm uma plantação de alface no bairro Rosário. Eles contam que parte da produção foi danificada e os preços ao consumidor podem subir.

“A gente cultiva alface americana, crespa, alho-poró, repolho, entre outros produtos. Porém, as mais prejudicadas foram as alfaces americanas e crespas. Acredito que nos próximos 15 ou 20 dias irá faltar mercadoria. O plantio, que estava previsto para sair, acabou travando. Então o mercado pode sentir falta e os preços podem se elevar”, avisa Lincon.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Piedade informou que as geadas ocorridas na segunda (19) e terça-feira (20) foram atípicas, pois, normalmente, o fenômeno atinge regiões de baixadas. No início da semana, até mesmo os bairros que ficam nos pontos mais altos da cidade, como o Correas, Sarapuí de Cima, Vila Elvio, entre outros sentiram o efeito do frio.

Ibiúna também sofreu com os impactos da geada. A Secretaria de Agricultura municipal estima que 30% das produções foram afetadas. Além dos danos causados pelo fenômeno, a estiagem reflete na produção agrícola da cidade. “Está reduzindo a produtividade e aumentando o custo de produção devido a maior utilização da irrigação artificial. Pode haver, ainda, restrição desse serviço devido à alta demanda”.

As plantações de Ibiúna que sofreram mais com as madrugadas geladas estão situadas nos bairros Vargem do Salto, Verava, Lageado, Bairro dos Grilos, Murundu, Claudios Piai, Bairro Votorantim, Carmo Messias, Ribeiros, Sorocamirim, e Lageadinho. (Wilma Antunes, programa de estágio -- Supervisão: Aldo Fogaça)