Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Número de faltosos da segunda dose cai 46,31% em Sorocaba

Cidade possui atualmente 3.159 ausentes; no início do mês passado era 6.821

24 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Também haverá, nos cinco locais de atendimento, posto de vacinação para os munícipes que chegarem a pé ou pelo transporte público
Também haverá, nos cinco locais de atendimento, posto de vacinação para os munícipes que chegarem a pé ou pelo transporte público (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (22/4/2021))

Sorocaba reduziu o número de faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em 46,31%. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, atualmente a cidade possui 3.159 ausentes da segunda dose, sendo 1.263 da Coronavac e 1.896 da Astrazeneca.

Mas, esse número já foi maior. No início do mês passado chegava a 6.821, 2.525 da Coronavac e 4.296 da Astrazeneca.

A redução, no entanto, não reflete a situação em todo o Estado. Segundo o governo paulista, houve aumento de 168% no número de faltosos da segunda dose contra a Covid-19 desde o início de julho.

Tanto que no último dia 5 de junho, o governo estadual realizou o “Dia D” da vacinação contra a Covid-19 exatamente para os faltosos da segunda dose. Em Sorocaba, porém, o número de imunizados com a segunda dose na data foi de menos de 900 pessoas.

Já a Secretaria de Estado da Saúde alerta que o balanço é o maior registrado no decorrer da campanha. Conforme a pasta estadual, dados de 28 de junho totalizavam 239,2 mil ausentes na data de retorno para conclusão de esquema vacinal.

Já na região de Sorocaba, que compreende 48 cidades da área de cobertura do Departamento Regional de Saúde (DRS), no total, o número de faltosos da segunda dose dos imunizantes contra a doença chegou a 40,4 mil no último dia 21 deste mês. São 19,9 mil faltosos que não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina do Butantan, e 20,5 mil da Astrazeneca/Oxford.

Os dados mostram aumento de 20% em relação ao total de faltosos em 27 de maio deste ano, quando foi divulgado o último balanço. Na ocasião, a região de Sorocaba somava 33.661 pessoas. E, em 7 de maio último, a região de Sorocaba somava 30.199 faltosos.

Questionada a respeito, a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba destaca a orientação sobre a necessidade de aplicação da segunda dose, pois os estudos demonstram que é possível atingir a eficácia máxima comprovada pela Anvisa de cada vacina com a aplicação das duas doses.

A pasta municipal informa ainda que o município vem reforçando constantemente à população, em todas as ações de vacinação e com o apoio da imprensa nas divulgações, sobre a importância da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Todas as doses não utilizadas ficam reservadas para uma próxima ação de imunização”, informa a SES.

A SES informa ainda que quem perdeu o prazo da segunda dose, a orientação é que o munícipe compareça em uma nova ação de segunda dose da vacina adequada para o grupo contemplado. “Todas as informações sobre cada uma das ações de vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou nas redes sociais oficias: Facebook (/prefeituradesorocaba) e Instagram: @prefeituradesorocaba.” (Ana Cláudia Martins)