Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Descarte irregular de lixo hospitalar preocupa moradores do Jardim Casa Branca

Materiais têm identificação de hospitais que ficam fora de Sorocaba

23 de Julho de 2021 às 18:29
Da Redação [email protected]
Dois containers de lixo hospitalar foram flagrados por moradores que passavam pela rua.
Dois containers de lixo hospitalar foram flagrados por moradores que passavam pela rua. (Crédito: Reprodução / Redes sociais)

Moradores do Jardim Casa Branca, zona norte de Sorocaba, se depararam com dois containers de lixo hospitalar nesta quinta-feira (22). Em imagens que circulam pelas redes sociais, é possível notar o descarte irregular de materiais como roupas e lençóis, com identificação de hospitais que ficam localizados fora da cidade.

Os containers foram flagrados na rua Bonifácio Péres Rodolfo e causou indignação nos moradores do bairro. “Olha o descaso com a população, aqui na rua. Jogaram um monte de lixo hospitalar. Com tanta doença, com tudo isso da Covid [pandemia] e o pessoal joga lixo hospitalar na frente da nossa casa?!”, reclama uma mulher em um vídeo que viralizou na internet.

De acordo com imagens da gravação, o descarte irregular contém identificação do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Hospital São Luiz e Hospital Estadual Mário Covas. Todas as unidades citadas estão situadas fora de Sorocaba. 

A Prefeitura de Sorocaba informou ao jornal Cruzeiro do Sul que coleta do material foi realizada na manhã desta sexta-feira. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) também afirmou ter entrado em contato com os contratados de coleta domiciliar e hospitalar para esclarecer e solucionar a situação.

Ainda de acordo com a pasta, os contêineres já foram substituídos por outras unidades e esses utilizados estão sendo adequadamente desinfetados para evitar quaisquer riscos de contaminação.

"A coleta de lixo hospitalar é realizada nas unidades geradoras desse tipo de resíduo, sendo de responsabilidade das mesmas o seu acondicionamento em sacos plásticos adequados, para que o serviço de coleta possa ser realizado", destaca. 

Segundo o hospital, por se tratar de um caso possivelmente envolvendo hospitais localizados fora da cidade, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) acionou a Vigilância Sanitária Estadual, para que seja verificado e tomadas as devidas providências.

Denúncias referentes a irregularidades no descarte de lixo hospitalar podem ser feitas à Visa municipal, por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento). Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: 99129-2426, das 8h às 17h.

Já o Instituto de Infectologia Emílio Ribas alegou que mantém contrato para a coleta e destinação de seus resíduos infectantes com empresa Loga Ambiental de São Paulo S.A..

"A denúncia surpreendeu o hospital na noite desta sexta-feira, que notificou imediatamente o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo para providências. A Vigilância Estadual informou que o material já havia sido recolhido pela Vigilância Sanitária do Município e que uma investigação foi instaurada pela Polícia Militar", destacou. 

O hospital ainda afirmou que acompanhará com máxima atenção os desdobramentos da investigação e "lamenta imensamente pelos transtornos e riscos a que a população foi submetida".