Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Na região, 40 mil deixaram de tomar 2ª dose do imunizante

Estado faz alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal

22 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
As pessoas só ficam totalmente protegida após tomar duas doses dos imunizantes.
As pessoas só ficam totalmente protegida após tomar duas doses dos imunizantes. (Crédito: ROVELA ROSA / AGÊNCIA BRASIL)

O total de faltosos que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 aumentou 20% na região de Sorocaba. Agora, somam 40.400 pessoas, sendo 20,5 mil da vacina da Astrazeneca/Oxford, e mais 19,9 mil da vacina do Butantan (CoronaVac).

Os dados foram anunciados pelo governo estadual ontem (21). Em todo o Estado, o aumento chega a 168% desde o início de julho, somando, no total, 642 mil faltosos, que não foram tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Em 27 de maio de 2021, na região de Sorocaba, que compreende 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS), o número de faltosos era de 33.661. Até ontem, esse número saltou para 40.400 pessoas, ou seja, aumento de 20%. E em 7 de maio deste ano, a região de Sorocaba somava 30.199 faltosos.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre os números de faltosos da cidade, de todas as vacinas contra a Covid-19, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

No último dia 5 de junho, o governo estadual realizou em praticamente todas as 645 cidades paulistas o chamado “Dia D” para os faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba também realizou a ação e informou que a cidade tinha o total de 6.821 ausentes da segunda dose, sendo 2.525 da Coronavac e 4.296 da Astrazeneca/Oxford.

Porém, o “Dia D” em Sorocaba atingiu somente 834 pessoas no total. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, na data, foi feita a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 para quem já ultrapassou os prazos de 28 dias da Coronavac/Butantan e de 12 semanas da Astrazeneca/Oxford.

Alerta

O governo estadual fez um alerta ontem sobre a situação dos faltosos e informou que o balanço é o maior registrado no decorrer da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Os dados de 28 de junho totalizavam 239,2 mil ausentes na data de retorno para conclusão de esquema vacinal, mas até ontem o número chegou a 642 mil, um aumento de 168% desde o começo deste mês”, alerta a Secretaria de Estado da Saúde.

Diante disso, a pasta estadual decidiu reforçar as orientações para que as pessoas retornem aos postos para receber sua segunda dose, de forma a concluir seu esquema vacinal e garantir a proteção contra a doença.

Entre o total de faltosos em todo o Estado, 284,4 mil ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da Vacina do Butantan e 357,6 mil da vacina da Astrazeneca/Oxford.

Três semanas atrás, o balanço era de 239,2 mil ausentes, somando respectivamente 179,7 mil e 59,5 mil pendentes de cada imunizante citado.

“Cada pessoa só fica totalmente protegida após tomar duas doses dos imunizantes que preveem este tipo de esquema vacinal. Por isso, é fundamental conferir a carteira de imunização e voltar ao posto para tomar a segunda dose mesmo que já tenha sido ultrapassado”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O Estado informa que as prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o governo estadual apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por e-mail à população para lembrar a data da segunda dose, conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina. “Se o prazo for ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização”, informa. (Ana Cláudia Martins)