Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Farmácia Comunitária mantém atendimento mesmo durante férias

22 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
(Crédito: Divulgação / FCVB)

A Farmácia Comunitária Vital Brazil está funcionando durante as férias de julho com o apoio dos alunos do curso de Farmácia da Uniso, que estão atuando como voluntários.

Funcionando no formato farmácia-escola, a unidade é mantida de uma parceria entre a Uniso, PUC/SP e Centro Acadêmico Vital Brazil, com a distribuição gratuita de medicamentos à população. Criada na década de 60, possui grande importância para a comunidade prestando cerca de 20 mil atendimentos por ano.

O trabalho é realizado pela farmacêutica Fâni Ribeiro e alunos das duas instituições, entre estagiários e voluntários, com o fornecimento de medicamentos gratuitos e prestação de serviços farmacêuticos à população.

O espaço funciona no prédio anexo ao câmpus da PUC/Sorocaba, na rua Doutor Seme Stefano, no Jardim Vergueiro. A farmácia presta atendimento às segundas, terças e quintas, das 14h às 16h30, e às quartas, das 8h30 às 11h. Os interessados devem retirar senha na portaria, apresentar receita e documento de identidade do paciente.

Faça sua doação

A farmácia depende de doações para manter o atendimento. Os interessados podem colaborar com doações nos câmpus da Uniso, Colégio Dom Aguirre, Portaria da PUC/Sorocaba ou na própria farmácia.

Os medicamentos que têm maior procura e consequentemente são os que acabam mais rápido são os indicados para controle da pressão arterial, do diabetes, bem como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Os medicamentos devem estar bem embalados, em perfeito estado de conservação e dentro da validade, com vencimento a partir do mês seguinte. “Até mesmo as cartelas de comprimidos que já foram retirados uma ou mais unidades podem ser doados. Importante ressaltar que medicamentos líquidos, como xaropes e soluções e pomadas, devem vir com o lacre do fabricante. Frascos e tubos já utilizados não podem ser dispensados novamente à outra pessoa”, orienta a farmacêutica Fâni Ribeiro.

Alunos voluntários

Os alunos do curso de Farmácia da Uniso estão atuando como voluntários na Farmácia Escola para ajudar na continuidade dos atendimentos durante as férias de julho. Eles acompanham e auxiliam os atendimentos, fazem a organização geral dos produtos farmacêuticos, revisam e elaboram documentos do espaço, conforme explica a farmacêutica Fâni Ribeiro, que orienta as atividades.

Além de ser um trabalho comunitário, filantrópico e social, essa é uma oportunidade de aperfeiçoamento e atualização de rotinas operacionais e assistenciais dentro da profissão farmacêutica. Os alunos também são orientados pelo professor Sandro Rostelatto, coordenador do curso de Farmácia da Uniso. (Da Redação)