Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Alunos de 3 a 10 anos retomam aulas presenciais na rede municipal

Segundo a Secretaria da Educação, as escolas seguem protocolos sanitários para evitar o contágio pela Covid-19

20 de Julho de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Franciele e William levaram o filho Samuel à CEI da Vila Santana.
Franciele e William levaram o filho Samuel à CEI da Vila Santana. (Crédito: WILMA ANTUNES (19/7/2021))

Os alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba com faixa etária entre 3 a 10 anos voltaram às atividades presenciais nesta segunda-feira (19). A retomada das aulas na rede, começou dia 7 de junho, inicialmente pelos estudantes de 11 a 14 anos, de forma escalonada, conforme informou a Prefeitura de Sorocaba. São 175 unidades educacionais e cerca de 60 mil alunos.

Segundo a Secretaria da Educação (Sedu), as escolas seguem protocolos sanitários para evitar o contágio pela Covid-19, como: demarcação de lugares e assentos; avisos informativos e de conscientização; distanciamento social; limitação da capacidade de ocupação; equipamentos de proteção individual (EPIs) para alunos, professores e profissionais; álcool em gel disponível; entre outros cuidados.

O retorno dos 47.807 estudantes do ensino fundamental, creche III e pré-escola, de acordo com a Sedu, deu-se de forma híbrida e facultativa. As salas de aula operam com até 35% de sua capacidade, em esquema de revezamento. As Atividades Não Presenciais (ANPs), que ocorrem via ensino remoto, são alternativa aos que ainda não se sentem seguros em deixar os pequenos nas escolas.

O Centro de Educação Infantil (CEI) 02 Professora Marina Grohman, na Vila Santana, foi uma das unidades abertas. De acordo com a auxiliar administrativa Mayra Reis de Arruda, cada sala é ocupada por 5 a 7 crianças, em média. Ela diz que o retorno das aulas foi “tranquilo e surpreendente.”

Para a aposentada Rosângela Capelatto, de 62 anos, a volta das crianças nas escolas é “uma benção”. Ela é responsável pela neta de 4 anos, Solphy Florêncio, que adorou estar com os coleguinhas de classe novamente. “É a primeira vez que ela volta para a escola presencialmente. Veio o caminho todo cantando e pulando, dizendo que queria voltar pra escolinha. Para as crianças, é ótimo, eles se animam e ficam menos irritados”, disse a avó.

Franciele Simões, de 25 anos, e o marido William Rosa Júnior, de 31, foram buscar o filho Samuel, de 4 anos, na CEI. Os pais estavam recebendo orientações via WhatsApp para realizar as tarefas com o garoto. “Ele estava há muito tempo dentro de casa. Quando passávamos aqui na frente, ele gritava: ‘escolinha, mamãe!’. Estava morrendo de saudades, tadinho”, conta Franciele. (Wilma Antunes / programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)