Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Cavalgada reuniu milhares de participantes neste domingo em Sorocaba

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o objetivo do evento é resgatar a cultura Tropeira do município

18 de Julho de 2021 às 16:25
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Centenas de pessoas participaram neste domingo (18) em Sorocaba da
Centenas de pessoas participaram neste domingo (18) em Sorocaba da "1ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!". (Crédito: Secom/Sorocaba)

Atualizada 19/07 às 8h30

Milhares de pessoas participaram neste domingo (18) em Sorocaba da “1ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!”. O evento começou com a concentração dos participantes, por volta das 8h30, no Clube União Recreativo Campestre.

O intuito principal foi a solidariedade, com a coleta de mais de três toneladas de alimentos para a campanha, que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social ou emergencial, em razão da pandemia.

Após saírem do Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, a cavalgada seguiu o percurso até o palco principal, que foi montado na Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, em frente ao Paço Municipal, sentido bairro.

Os participantes chegaram ao local pouco antes das 11h e por volta das 11h30 houve a apresentação da Orquestra de Viola e foi proferida uma bênção às tropas, com a presença de várias autoridades.

Logo após o início da tarde, a cavalgada foi encerrada no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, término do trajeto. A cavalgada passou por várias avenidas da cidade, como Armando Pannunzio, General Carneiro, Eugênio Salerno, Afonso Vergueiro, Dom Aguirre, entre outras.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o objetivo do evento é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação de Sorocaba no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo. Além de arrecadar alimentos não perecíveis para a campanha organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), durante todo o trajeto da ação.

Participaram da cavalgada várias comitivas com seus animais. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os cavalos foram avaliados pela equipe da Divisão de Zoonoses, para verificar se estavam aptos para o percurso.

“A orientação é que os animais estejam com sela, cabresto, estribo e demais equipamentos necessários para a cavalgada. Todos os protocolos sanitários de segurança também deveriam ser cumpridos durante o trajeto pelos participantes”, informou.

A iniciativa foi realizada por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), das secretarias municipais da Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid), Saúde (SES) e Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), com o apoio da Urbes – Trânsito e Transporte, do SAAE Sorocaba, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Municipal (PM).

“Esta foi apenas a primeira, de muitas cavalgadas que pretendemos promover, para resgatar a memória dos antigos desfiles de Tropeiros que ocorriam na cidade. Queremos juntar a cultura sorocabana com a solidariedade. Foi um grande prazer participar deste evento tão significativo”, disse o prefeito Rodrigo Manga.