Buscar no Cruzeiro

Buscar

Previsão do tempo

Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e risco de geada nos próximos dias

De segunda até quarta, região de Sorocaba poderá ter temperaturas abaixo de 6°C e até geadas

18 de Julho de 2021 às 14:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Defesa Civil do Estado alerta para baixas temperaturas na região de Sorocaba nos próximos dias.
Defesa Civil do Estado alerta para baixas temperaturas na região de Sorocaba nos próximos dias. (Crédito: Fábio Rogério )

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET-SP) e a Defesa Civil do Estado alertam para a previsão de baixas temperaturas na região de Sorocaba entre segunda-feira (19) até quarta-feira (21).

Por conta de uma massa de ar frio que avança para todo o estado de São Paulo, provocando queda de temperatura, a região de Sorocaba poderá ter momentos de frio intenso com temperaturas abaixo de 6°C nos próximos dias.


O alerta vale também para as regiões de Campinas, Marília, Presidente Prudente e Serra da Mantiqueira. Segundo a Defesa Civil do Estado, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região.

“Assim, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante”, informa o órgão estadual.

Formação de geadas

Já o INMET-SP informa que um novo reforço de ar frio de origem polar vindo do Sul do continente vai provocar acentuada queda nas temperaturas já a partir deste domingo (18) sobre o estado de São Paulo.

A nebulosidade diminui e o tempo volta a ficar aberto e predominantemente seco nos próximos dias, com índices de umidade abaixo de 30% durante o dia, e com madrugadas de muito frio e formação de geada.

Conforme o INMET, para esta segunda e terça-feira o ar frio e seco de origem popular deixa o céu claro
com poucas nuvens e com formação de geadas no estado de São Paulo.

“Na madrugada desta segunda-feira ocorre geada em praticamente todo Estado, com exceção do litoral e da capital paulista. Já no interior, a geada varia de fraca a moderada intensidade, podendo ser forte na região do Alto Vale do Ribeira/Apiaí). Na terça-feira as geadas ocorrem de forma abrangente em todo Estado, exceto litoral. (Da Redação)