Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Tem início o período de férias nas escolas da rede estadual

Retorno às aulas está previsto para 2 de agosto. Sistema tem 3,4 milhões de alunos

18 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Em agosto, novas regras vão fazer parte da rotina presencial das escolas.
Em agosto, novas regras vão fazer parte da rotina presencial das escolas. (Crédito: ARQUIVO JCS)

Os 3,4 milhões de alunos da rede estadual iniciaram, na sexta-feira (16), o período de férias escolares de acordo com o calendário letivo de 2021. O retorno está previsto para 2 de agosto. Os estudantes que não atingiram desempenho satisfatório em português e matemática nos dois primeiros bimestres do ano, assim como os que tiveram frequência inferior a 75% nas mesmas disciplinas, serão priorizados na participação das aulas de recuperação intensiva. Elas acontecerão de forma presencial e com atividades pelo Centro de Mídias SP como forma complementar. Ao todo, serão três aulas por dia para cada ano/série, assim como a disponibilização de vídeos e materiais de apoio, entre amanhã (19) e 30 de julho.

Para garantir a segurança alimentar dos estudantes, as unidades seguem abertas mesmo durante as férias para o fornecimento de merenda aos alunos mais vulneráveis. Podem se alimentar tanto os que estiverem frequentando as atividades de recuperação quanto os demais, que podem ir até a unidade, consumir a merenda e retornar para casa.

Regras para o retorno

Em agosto, quando o calendário de aulas será retomado, novas regras vão fazer parte da rotina presencial das escolas. Nessa etapa, o cálculo do número de alunos será feito de acordo com a estrutura física de cada unidade e o distanciamento entre as carteiras será de 1 metro, conforme cita a Organização Mundial da Saúde em sua lista de verificação de protocolos para apoiar a reabertura das escolas, assim como o documento com orientações para a reabertura das escolas da educação básica no contexto da pandemia divulgado pelo Ministério da Saúde, bem como no Guia de retorno das Atividades Presenciais do MEC (Ministério da Educação), e no guia de protocolos da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Saúde, até o dia 12, mais de 801 mil profissionais da educação já haviam sido imunizados com a primeira dose e 296 mil já estavam com o esquema vacinal completo. (Da Redação)