Buscar no Cruzeiro

Buscar

Água

Estiagem aflige cidades da Região Metropolitana de Sorocaba

Sorocaba não prevê nenhum tipo de restrição no sistema de abastecimento, mesmo com a expectativa de chuvas abaixo da média

17 de Julho de 2021 às 01:58
Marina Bufon [email protected]
SALTO VIVE A PIOR FALTA DE CHUVAS EM 91 ANOS.
SALTO VIVE A PIOR FALTA DE CHUVAS EM 91 ANOS. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SAAE SALTO)

Embora Sorocaba não preveja nenhum tipo de restrição no sistema de abastecimento de água, mesmo com a expectativa de chuvas abaixo da média para os próximos meses, outras cidades da Região Metropolitana (RMS) estão adotando medidas para combater o severo período de estiagem na região, com previsão de chuvas consideráveis apenas para o mês de setembro.

A Prefeitura de Porto Feliz decidiu, na quinta-feira (15), que haverá aplicação de multa pelo Saae a pessoas ou empresas que forem flagradas desperdiçando água. Além disso, o órgão poderá determinar o aporte de água bruta de reservas particulares. Na cidade, o sistema de abastecimento de água é composto, em sua maioria, por captação do ribeirão Avecuia e do aquífero Tubarão.

Já Araçoiaba da Serra, que há poucos dias, por meio da empresa Águas de Araçoiaba, havia afirmado que não cogitava “fazer um sistema de setorização para o abastecimento”, agora estuda essa opção, em vista do baixo nível do manancial. O rio Pirapora, que também abastece Piedade e Salto de Pirapora, baixou nesta sexta-feira (16) de 48 para 40 centímetros em apenas sete horas.

“A concessionária está estudando a possibilidade de bombear água de uma pedreira localizada em Salto de Pirapora para complementar a vazão do rio. Se houver necessidade, será adotado o abastecimento periódico”, diz parte da nota enviada pela empresa. A concessionária e a Prefeitura estão investindo R$ 2,5 milhões em uma nova ETA no Cercado, que já está em obras e tem funcionamento previsto para daqui 30 dias, com captação de água do rio Sapuraí.

Além disso, o prefeito Dr. Quevedo (PSD) criou um Comitê de Gestão de Crise Hídrica, com reuniões semanais para monitoramento dos parâmetros de água, e um Programa de Enfrentamento, que prevê a aplicação de multas no valor de 100 Ufesp (R$ 2.909,00) a quem for pego desperdiçando água, como na lavagem de carros e quintais. Também ficou autorizada a requisição administrativa de recursos hídricos particulares.

Também foi criado um Programa de Reserva Domiciliar de Água Potável, para cerca de 1,2 mil famílias que recebem o Bolsa Família na cidade. Haverá uma triagem por meio de assistente social, que definirá a capacidade de cada uma dessas residências. A Prefeitura bancará a instalação de reservatórios de 250 ou 500 litros, a depender do caso. Haverá, ainda a implementação de até 20 caixas d’água de abastecimento coletivo de 20 mil litros nos bairros da cidade e aumento de 50% dos poços artesianos (de seis para nove), em Ipanema do Meio, Monte Líbano, Colonial 1, Ipaneminha e Vilage Ipanema.

Itu e Salto

Em Itu, que está com sistema de rodízio 24h/24h (dia sim/dia não), haverá uma atualização a partir de segunda-feira (19). Na região central, são dois blocos de bairros: no primeiro, que compreende Jardim Oliveira, Bom Viver e outros, haverá abastecimento segunda; já no bloco 2, que compreende Vila das Hortênsias, Potiguara e outros, o abastecimento é na terça (20).

Na região do Pirapitingui, o abastecimento será interrompido às segundas e quintas-feiras no bairro Cidade Nova, enquanto, às terças e sextas, os bairros Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins (parcial), Hospital do Pira, CDM e AME ficam sem água.

Vila da Paz 1, 2 e 3 será abastecida com caminhão pipa às terças, quintas e sábados, enquanto Village Castelo e City Castelo serão abastecidos às terças e quintas. Outras localidades entram no sistema 24/24. A Companhia Ituana de Saneamento afirma que o abastecimento “não ocorre durante as 24 horas corridas, mas com tempo suficiente para encher os reservatórios dos imóveis”.

Os reservatórios de água bruta que abastecem a cidade de Itu atingiram 32% de sua capacidade. As bacias Pirajibu (perene), São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 99%, 15% e 30%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do Mombaça (perene), com 99%; São José, com 20%; Itaim, com 10%; Braiaiá, Gomes e Taquaral/Pirapitingui com 5%.

Já em Salto, que está na fase azul do Plano de Racionamento de Água, a primeira semana foi avaliada como positiva. Portanto, o rodízio (12h/36h) seguirá. Ontem (16), as multas por mau uso da água começaram a valer, com valor de um terço do salário mínimo. Na ETA Bela Vista, os níveis de captação se mantêm na média de 320 litros por segundo; na ETA João Jabour, são 65 litros por segundo. (Marina Bufon)