Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

OAB Sorocaba passa a atender em nova sede na segunda-feira

Prédio foi construído na rua 28 de Outubro, 840, no Jardim do Paço

17 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Sede oferece espaço amplo e moderno aos quase 6 mil advogados inscritos na OAB Sorocaba.
Sede oferece espaço amplo e moderno aos quase 6 mil advogados inscritos na OAB Sorocaba. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/7/2021))

A partir de segunda-feira (19), a 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba passa a funcionar em sua nova sede própria. Construído na rua 28 de Outubro, 840, no Jardim do Paço, próximo ao Fórum Cível e Criminal Ministro Piza e Almeida, o novo prédio oferece espaço amplo e moderno, com diversos serviços aos aproximadamente 6 mil advogados da cidade inscritos na OAB Sorocaba.

Com isso, a antiga sede, que funcionava na avenida Três de Março, no Alto da Boa Vista, há quase 40 anos, foi desativada, e nos próximos meses o local deverá ser colocado à venda.

Chamada de Casa da Advocacia e da Cidadania, a nova sede da OAB Sorocaba, com custo total de R$ 4 milhões, conta com amplos e modernos espaços, estacionamento para quase 60 veículos, prédio com total acessibilidade, e salas para trabalho, reuniões, para as comissões temáticas, para pesquisa e uso de internet, entre outros, além de um espaçoso auditório, com capacidade para quase 250 pessoas. O espaço ainda pode ser dividido em dois, com total separação, podendo realizar dois eventos simultaneamente.

Além disso, no novo prédio, a OAB Sorocaba conseguiu juntar em um único espaço praticamente todos os serviços e atendimentos para os advogados e advogadas de Sorocaba, bem como os profissionais da advocacia que visitam Sorocaba por conta de compromissos profissionais, seja no Fórum Cível e Criminal ou na Justiça do Trabalho.

Na nova sede, os profissionais terão à disposição os serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), que são: farmácia, livraria e consultório odontológico. A vantagem é que os serviços possuem valores diferenciados para os advogados, ou seja, com valores abaixo dos praticados pelo mercado.

Atual diretoria

A 24ª Subseção da OAB Sorocaba é a quinta maior do Estado e está entre as três maiores do interior paulista. Sua atual diretoria é composta pelo presidente Márcio Leme e vice João Paulo M. da Silva, além dos demais membros.

“A Casa da Advocacia e da Cidadania será ainda mais a casa do advogado. Não apenas por ser maior, mas por acolher, servir e atender a advocacia em todas suas necessidades: amplo estacionamento, salas para atendimento de clientes, espaço compartilhado de trabalho, salas de reuniões e todo espaço CAASP, repaginado, num mesmo local. O que nos dá a certeza que avançamos ao futuro com respeito e credibilidade”, afirma o presidente Márcio Leme.

Já o diretor-tesoureiro, Fábio Souza Pinto, destaca que a nova sede é um anseio de toda a classe, pois a atual, com quase 40 anos, não supria mais as necessidades dos profissionais. “O contingente de advogados em Sorocaba aumentou quase três vezes em relação àquela época, e aquele espaço deixou de atendê-los com conforto, pela falta de espaço”, diz.

A secretária-geral, Juliana Mazzei, disse que a 24ª Subseção da OAB Sorocaba atende as cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora. “Porém, Salto de Pirapora, em breve, terá sua própria subseção”.

E a secretária-geral adjunta, Giovanna Maldonado, lembrou do apoio da OAB São Paulo para a construção da nova sede da OAB Sorocaba, por meio do presidente Caio Augusto Silva dos Santos. “Temos que reconhecer todo o apoio da nossa seccional e também das diretorias anteriores da nossa entidade, pois todos colaboraram de alguma forma para que a nova sede se tornasse realidade”, ressalta.

Destaque na história

A sorocabana e advogada Heloísa Santos Dini foi a primeira mulher a dirigir uma Subseção da OAB no Brasil, em Sorocaba, tendo presidido também a OAB de Votorantim.

Atualmente, Sorocaba é representada na OAB Nacional pelo conselheiro federal e advogado Alexandre Ogusuku, que já foi presidente da OAB Sorocaba por duas vezes.

O mandato da atual diretoria da OAB Sorocaba, de três anos, termina em 31 de dezembro de 2021, e em novembro deste ano haverá eleição para a escolha dos novos membros. (Ana Cláudia Martins)