Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba tem serviços de proteção à mulher

16 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Fachada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Fachada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/8/2020)

O caso recente de agressão do DJ Ivis contra sua ex-mulher viralizou na internet e chocou a opinião pública. Os casos de violência doméstica, especialmente contra a mulher, seguem aumentando muito durante a pandemia e independem de fama e condição social.

Como forma de combater esse tipo de crime, em Sorocaba, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) foi pioneira no estado em atendimento presencial 24h e, atualmente, em razão do protocolo sanitário de combate à pandemia, disponibilizou e vem priorizando, sempre que possível, o atendimento on-line, também acessível 24h.

A delegada titular da DDM de Sorocaba, Veraly Ferraz, disse que acredita no trabalho preventivo, de apoio e conscientização contra a violência doméstica, principalmente quando dirigido ao público escolar e às comunidades organizadas nos bairros. “A mulher precisa ter consciência de seus direitos e, no caso de sofrer alguma agressão, registrar a ocorrência”.

Desde o início de 2021, o número total de boletins de ocorrência elaborados pela DDM é de 2.360 (incluindo os recebidos de outras unidades e finalizados aqui), além da emissão de 770 medidas protetivas. Em 2020, ao longo do ano todo, foram expedidos 914 pedidos de Medidas Protetivas de Urgência.

Medida Protetiva de Urgência é um recurso utilizado pelo juiz, em resposta à solicitação da vítima, e determina que o agressor não tenha contato, nem dela se aproxime (inclusive por mensagens eletrônicas ou redes sociais), dando oportunidade para que ela resolva sua situação, referente à separação, guarda dos filhos e outras questões pertinentes.

O município ainda conta com uma rede de apoio à mulher, com instituições, tais como: o Centro de Referência da Mulher (Cerem) e o Centro de Integração da Mulher (CIM Mulher) e as redes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Quem tiver a necessidade de denunciar casos de violência doméstica pode recorrer à Delegacia Eletrônica, bastando acessar o link www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Pessoas que tenham presenciado ou saibam da ocorrência desses casos podem utilizar o Disque 100. (Da Redação)