Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

89 cães e gatos ganham novos lares em Sorocaba

Animais foram adotados no 1º semestre em campanha da Prefeitura

16 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Programa incentiva a adoção responsável dos bichos.
Programa incentiva a adoção responsável dos bichos. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Neste ano, de janeiro a junho, 89 animais da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba ganharam um novo lar. A oportunidade é oferecida pelo programa “D + uma chance. Adote uma Vida!”, uma campanha da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que tem como objetivo incentivar, de forma permanente, à adoção responsável na cidade.

“Todos os animais resgatados e levados à unidade são examinados pelos nossos médicos veterinários e recebem o tratamento adequado. Em seguida, são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa “D + uma chance. Adote uma Vida!’”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.

A campanha incentiva a posse responsável e destaca que a adoção de cão ou gato é uma responsabilidade para toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos. Cuidados frequentes garantem o bem-estar do animal, como banho periódico; ter abrigo em local limpo, seco e protegido do vento, da chuva e do sol; e visitas regulares ao médico veterinário para a aplicação de vacinas e a realização de exames.

Animais salvos

O São Bento é um dos cachorros adultos aguardando adoção na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema. O animal foi resgatado no dia 11 de janeiro deste ano, vítima de abandono, na UBS São Bento. Ele apresentava paralisia dos membros posteriores, tumor venéreo e dermatite. Na unidade, ele recebeu todos os cuidados e, felizmente, se recuperou.

Outro cachorro adulto da unidade é o Frank. Ele foi resgatado pela equipe da Sema no dia 27 de maio deste ano, vítima de tortura. Na época, o animal estava com um ferimento na cabeça, com exposição óssea, provocado por objeto perfurocortante, e remoção total da bolsa escrotal, com ferimento aberto. Na unidade, ele foi cuidado com muito carinho pelos servidores, passou por cirurgia e tratamento e, hoje, está plenamente recuperado.

Atualmente, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema conta com cerca de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos. As visitas devem ser agendadas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006, para agendar um horário. O endereço é: rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)