Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Hospital Dr. Miguel Soeiro avança nos procedimentos assistenciais

Pela primeira vez na região foi realizada uma cirurgia fetal endoscópica para correção de espinha bífida

15 de Julho de 2021 às 09:26
Da Redação [email protected]
Hospital Unimed Sorocaba
Hospital Unimed Sorocaba (Crédito: Divulgação)

Depois de um longo período, quando a pandemia limitou a realização de vários procedimentos, o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) começou a voltar à normalidade, inclusive incorporando novas ações assistenciais e abrindo mais campos de trabalho aos cooperados. 

Pela primeira vez na região foi realizada uma cirurgia fetal endoscópica para correção de espinha bífida. Ela aconteceu no dia 16 deste mês, no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), e foi bem-sucedida.

A fetoscopia é um procedimento endoscópico transabdominal, guiado por ultrassonografia. Já a espinha bífida é uma anomalia caracterizada por protrusão de meninges, raízes nervosas e medula, através de uma abertura no arco vertebral, o que pode levar à paralisia dos membros inferiores, diferentes graus de restrições no desenvolvimento intelectual e disfunções intestinais, gênito-urinárias e ortopédicas.

A cirurgia foi realizada pelo doutor Renato Luís da Silveira Ximenes, responsável por uma equipe que, desde 2006, já soma mais de 350 procedimentos cirúrgicos dessa natureza. Ele é o titular da Vice-Presidência da Fundação Medicina Fetal Latino-Americana (FMFLA), da qual também é o coordenador do curso de pós-graduação em Medicina Fetal e da equipe de cirurgia fetal; é membro do Comitê de Ultrassonografia do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), embaixador no Brasil da International Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology (ISUOG) e mestre em Ciências Médicas pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

Junto a ele, também atuaram na cirurgia os professores-doutores Antonio Moron e Sérgio Cavalheiro e os professores Maurício Barbosa, Ítalo Suriano e Stephanno Sarmento. “Tivemos um grande apoio de todos da Unimed Sorocaba, tornando esse procedimento possível”, enfatizou o doutor Renato Ximenes.

Desde junho, o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) realiza atividades de assistência às crianças portadoras de cardiopatia congênita. Nos últimos meses, a Diretoria trabalhou junto aos cardiologistas pediátricos na formação de uma equipe que atuasse nas mais diversas patologias cardiológicas, desde neonatos até adolescentes.

Segundo o cardiologista intervencionista doutor Paulo Cícero Aidar Maiello, coordenador do Serviço de Hemodinâmica do HMS, a parceria evita que os pacientes precisem ser encaminhados aos serviços de São Paulo, além de agregar conhecimento e tecnologia ao HMS.

As primeiras atividades foram realizadas em três pacientes: um de três anos (valvuloplastia pulmonar), outro de um ano (fechamento de canal arterial) e um adolescente com 15 anos de idade (correção de coartação da aorta com implante de stent). Todas as intervenções foram realizadas sem intercorrências e com o auxílio dos anestesistas do Setor, representados pelo doutor Maurício Augusto Viceconti. As crianças tiveram alta em 24 horas.