Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Tempo seco é sinal de alerta para doenças

Umidade do ar em Sorocaba segue baixa; frente fria chega sábado

15 de Julho de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Conforme o Inmet, umidade relativa do ar está entre 15% a 25% na cidade.
Conforme o Inmet, umidade relativa do ar está entre 15% a 25% na cidade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/7/2021))

Mais uma vez, a semana segue com tempo seco na região de Sorocaba. A condição climática gera um alerta para o desencadeamento de doenças respiratórias e alergias. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição prevalece na região até amanhã (16), com horários críticos entre 12h e 17h, quando a umidade relativa do ar deve ficar entre 15% a 25%.

O otorrinolaringologista e professor do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa), Renato Prescinotto, destaca que o momento necessita de atenção e que os cuidados devem com a saúde devem ser redobrados nesta época do ano. De acordo com o médico, a baixa umidade do ar resseca as muscosas nasais, o que propicia a criação de micro-organismos e infecções nas vias aéreas.

“As funções do nariz são filtrar e aquecer o ar. Com o frio, os vasos sanguíneos ficam mais dilatados para aquecer o ar. Mas, ao mesmo tempo que aquece, o nariz pode ficar entupido. Aí a pessoa começa a respirar pela boca, que não filtra o ar, e fica exposta a esses tipos de quadros alérgicos”, detalha.

A precaução também deve ser considerada por aqueles que sofrem de doenças pulmonares, como asma e bronquite. O otorrinolaringologista recomenda que pessoas com essas condições procurem um médico especialista para fazer um acompanhamento e, se necessário, iniciar um tratamento preventivo.

Ainda conforme Prescinotto, é possível amenizar, em casa, os impactos negativos causados pelo tempo. Ele indica o uso de umidificador de ar ou colocar uma bacia com água no ambiente. Porém, alerta que o ar muito úmido também pode ser nocivo à saúde, pois estimula a proliferação de ácaros.

Outra dica é hidratar o nariz e os olhos. “É importante manter as mucosas hidratadas com soro fisiológico. Também não podemos esquecer dos olhos, existem colírios específicos para a hidratação da região. Importante ressaltar que descongestionantes nasais não são recomendados nestes casos. O uso excessivo desses medicamentos vasosconstritores, que contraem os vasos sanguíneos, podem resultar, até mesmo, em ataque cardíaco e perfuração do septo nasal”, alerta o médico.

Previsão

Hoje (15) o sol aparece junto de algumas nuvens, mas não chove. A temperatura mínima é de 15ºC e máxima de 29ºC. A noite continua nublada, ainda sem previsão de chuva. A previsão para amanhã (16) é de muitas nuvens durante o dia. A neblina se estende até a noite e a temperatura mínima prevista é de 17ºC e a máxima deve chegar aos 25ºC. No fim de semana chega uma frente fria vinda do Sul do País que provoca queda nas temperaturas. Os termômetros podem registrar mínima de 16ºC e máxima de 26ºC no sábado (17) e cair para 13ºC e 23ºC no domingo (18). (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)