Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Duas locomotivas históricas de Votorantim serão preservadas em Sorocaba

As máquinas elétricas foram doadas pelo Grupo Votorantim à Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária

14 de Julho de 2021 às 17:14
Da Redação [email protected]
Duas locomotivas históricas da EF Elétrica Votorantim serão preservadas
Máquinas foram construídas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. (Crédito: Divulgação)

Serão preservadas no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba, na Estação Paula Souza, mantido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, duas locomotivas elétricas modelo 40 toneladas (B-B 80/80-4GHM829AEI) construídas em 1946 pela General Electric, em Schenectady, Nova Iorque, nos Estados Unidos, para a Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) — cuja eletrificação, implantada entre 1921 e 1922, comemora seu centenário.

Elas estavam desativadas na unidade Santa Helena da Votorantim Cimentos, em Votorantim, e foram doadas pela empresa como forma de preservação do seu patrimônio histórico e industrial, tendo sido transportadas nos dias 26 e 27 de junho de volta à Estação Paula Souza, marco inicial da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, onde operaram entre 1946 e o final da década de 1980.

Conforme o jornalista e pesquisador ferroviário Eric Mantuan, presidente da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, a aquisição das locomotivas remonta à expansão das atividades industriais da S.A. Indústrias Votorantim (SAIV) nas décadas de 1930 e 1940, a partir da inauguração das fábricas Santa Helena, de cimento, e Votocel, de papel celofane, levando ao considerável aumento de transporte na ferrovia.

Inicialmente foram fornecidas três locomotivas à EFEV, sendo que agora estão preservadas as máquinas nº1 e a nº2 no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba e a de nº3 foi perdida em um acidente no dia 12 de junho de 1986, quando uma composição de serviço da Votorantim chocou-se com um trem de carga da Fepasa no bairro Pinheiros, em Sorocaba.

Em 1957, a SAIV adquiriu uma quarta locomotiva, de nº4, com as mesmas características das três primeiras, a qual foi construída na planta da GE em Erie, Pensilvânia. Após o acidente, essa máquina foi renumerada como nº3 para substituir a locomotiva destruída e encontra-se exposta em Votorantim, na área externa do antigo grêmio de funcionários da Fábrica Santa Helena, no bairro de mesmo nome.

Duas locomotivas históricas da EF Elétrica Votorantim serão preservadas     - Divulgação
Duas locomotivas históricas da EF Elétrica Votorantim serão preservadas (crédito: Divulgação)

Visitação

Em razão das restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19, o Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba recebe visitantes mediante agendamento, o qual pode ser feito pela página facebook.com/mpefsorocabana. A Estação Paula Souza fica na rua Dr. Paula Souza, 420, Centro.