Buscar no Cruzeiro

Buscar

ETA

Araçoiaba da Serra terá mais uma Estação de Tratamento de Água

Investimentos vão reforçar o abastecimento da cidade no período de estiagem

14 de Julho de 2021 às 09:27
Da Redação [email protected]
Nova ETA será construída em Araçoiaba da Serra
Nova ETA será construída em Araçoiaba da Serra (Crédito: Divulgação)

Águas de Araçoiaba iniciou, este mês, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro do Cercado. Para abastecer essa ETA, foi identificado um novo manancial de captação de água bruta, no rio Sarapuí, que cruza Araçoiaba da Serra.

Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, a previsão é de que a nova estação entre em funcionamento até o final do próximo mês, reforçando, ainda no período de estiagem, o fornecimento de água da cidade e abastecendo os bairros Cercado, Campo do Meio e Jundiacanga, além de diversos loteamentos implantados nessa região.

“Em razão de todos os problemas conhecidos com o manancial que abastece 95% do município, desenvolvemos estudos para identificar um novo manancial para captação de água e uma nova ETA, pois estamos no período de estiagem, quando fica pior a qualidade do rio Pirapora, onde captamos atualmente”, afirmou Isaque Rodrigues, gerente-geral da concessionária.

Para a instalação, foi escolhido o modelo compacto em material metálico. Depois da captação, a água é encaminhada à ETA, que tem vazão nominal de 15 litros/segundo, onde passa pela coagulação, floculação, decantação, filtragem e desinfecção. Somente depois de todo esse tratamento e sua pureza garantida, é enviada ao reservatório para ser distribuída aos consumidores.

O projeto inicial contempla a execução de 500 metros de rede de água bruta e 2.700 metros de redes para interligar nas redes existentes. Também serão instalados 2 boosters para pressurização do sistema de bombeamento.