Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercado de trabalho

Jovens buscam primeiro emprego e dias melhores para mudarem de vida

Vagas podem ser consultadas de maneira virtual por meio do site Emprega Brasil ou pelo aplicativo SineFácil

14 de Julho de 2021 às 01:06
Kally Momesso [email protected]
Mateus exibiu um cartaz em uma avenida da cidade pedindo emprego
Mateus exibiu um cartaz em uma avenida da cidade pedindo emprego (Crédito: Arquivo pessoal)

Após a história do jovem Mateus Alves de Oliveira, de 24 anos, repercutir em Sorocaba, o desemprego na cidade voltou a ser tema de discussões. Mateus conseguiu um serviço depois que empunhou um cartaz por 4 horas pedindo por um trabalho. Nas redes sociais do Cruzeiro do Sul, a população elogiou o esforço do jovem e criticou a falta de oportunidades.

No dia 19 de junho, o Cruzeiro do Sul publicou uma reportagem - nas versões impressa e on-line - contando sobre a saga de Mateus. Segundo o jovem, ele ficou quatro horas na avenida Dom Aguirre empunhando um cartaz com os dizeres: “Oi, eu me chamo Mateus e estou desempregado. Preciso de um trabalho para ajudar a minha mãe em casa, então peço com toda humildade que tenho, que vocês me ajudem.” E, claro, deixou ali também o número do seu telefone.

O esforço de Mateus teve um desfecho feliz. Ele disse que recebeu propostas e iria realizar entrevistas no dia 21 daquele mês, dois dias depois do jornal contar a sua história, mas acabou aceitando a primeira oferta antes mesmo das entrevistas. O jovem ainda contou à reportagem que ele e o irmão João Paulo, de 23 anos, iniciaram o trabalho de prensistas na Extrabor, uma empresa de artefatos de borracha no dia 21 de junho.

O diretor da empresa, Edvaldo Aparecido de Oliveira, explicou que os irmãos foram contratados graças à coragem de Mateus. “Quando eu vi o cartaz, eu pensei: ‘ele merece uma oportunidade’. Poucas pessoas têm essa coragem. Quando a gente quer uma coisa, a gente faz, corre atrás”, comentou.

Nos comentários da publicação da matéria, os leitores do jornal desejaram boa sorte na busca de emprego, elogiaram o esforço e aproveitaram para criticar o desemprego. Tito Silva, por exemplo disse que “infelizmente, tem muitos ‘Mateus’ desempregados”. O leitor Mário Baré também relatou a visão dele sobre situação brasileira. “Muito desemprego, tudo muito caro, gente passando fome e semáforos ‘abarrotados’ de pedintes. Força, meu jovem. Que Deus te abençoe. Mesmo na tempestade, não podemos deixar morrer a esperança de dias melhores”, comentou.

Assim como Mateus, há muita gente em busca de oportunidade de emprego. Esse é o caso da Eliane Ferreira dos Santos, de 34 anos, que está desempregada há dois anos. Ela cursa administração e é estagiária, mas conta que precisa de um emprego que pague melhor para ajudar nas contas da casa. “Eu sou estagiária, mas ganho pouco e esse dinheiro não rende para a minha família”, contou.

Eliane também afirma que possui um bom currículo e que investir em cursos e indicações pode abrir portas para boas oportunidades. “Eu já trabalhei com limpeza, como balconista. Meu currículo é bom, então eu não entendo o motivo de, até hoje, não conseguir um serviço da minha área. Tenho curso de administração, tenho curso no Senai. Hoje em dia, para você conseguir emprego bom, precisa de curso. Há pessoas que não tem nem curso e conseguem serviços bons. Indicação é tudo”, concluiu.

Em uma das tentativas, a estudante de administração foi ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) na Casa do Cidadão da avenida Itavuvu. Segundo funcionários, ela saiu com um encaminhamento para realizar uma entrevista em uma empresa.

Já a jovem Francielli Ferreira da Silva, de 19 anos, luta para conseguir o primeiro emprego. Ela cursa biomedicina, mas procura vagas em diversas áreas. “Eu mandei currículo para várias vagas em outras áreas, mas não tive retorno”, relatou. Francielli também apostou em cursos para rechear o currículo e torná-lo mais atrativo. “Fiz um curso de inglês de um ano no Estadão e comecei um curso de química. Fiz dois semestres, mas tranquei no início da pandemia”.

Ainda existe a possibilidade da jovem conseguir seu primeiro trabalho. Francielli disse que, pouco antes de falar com a reportagem, ela fez uma entrevista para uma vaga para microbiologia em uma empresa de tratamento de água. Ela aguarda informações sobre o resultado.

De acordo com o Bruno Santana, diretor de área da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), há uma tendência de aumentar a geração de empregos na cidade. “A medida que a economia vai se movimentando, as empresas vão acreditando no mercado, vão investindo um pouco mais e, com certeza, vão abrindo novas vagas”, afirmou.

Bruno contou sobre os trabalhos da pasta. “Hoje a Secretaria tem mantido contato com as empresas que estão chegando e que já estão em Sorocaba para abrir vagas. No momento, a gente está com uma quantidade média de vagas, que tem atendido a expectativa da população. Recentemente, por exemplo, nós tivemos uma seletiva muito grande de uma terceirizada de uma multinacional que superou as expectativas de quem estava procurando emprego”.

Para quem busca um emprego, a Sedettur reforça que a população consulte as vagas de maneira virtual por meio do site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo SineFácil. Além disso, é possível ir ao PAT, presencialmente, nas unidades das Casas do Cidadão.

Para consulta por meio do site, o usuário deve clicar em “Quero esta vaga”; escolher data disponível; “agendar” e “confirmar”. A carta de encaminhamento será enviada no e-mail cadastrado e o candidato deverá imprimir, pois nela constará todas as informações sobre a entrevista (endereço, data, horário e contato).

Já pelo aplicativo SineFácil, é necessário baixar o App SineFácil pela Play Store ou App Store; clicar em “abrir” e deslizar a tela para a esquerda; clicar em “entrar” com o QR CODE; consultar as vagas de emprego. (Kally Momesso, programa de estágio - supervisão: Aldo Fogaça)

Galeria

Confira a galeria de fotos