Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abastecimento

Cidades da região descartam rodízio de água

Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra não pretendem seguir as medidas adotadas pelas cidade de Itu e Salto

14 de Julho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Sistema Castelinho/Ferraz, no Éden, está operando com 58% de sua capacidade.
Sistema Castelinho/Ferraz, no Éden, está operando com 58% de sua capacidade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/6/2021))

As cidades de Itu e Salto optaram por manter o rodízio no abastecimento de água, iniciado na última semana, para tentar frear os efeitos dos déficits de chuva na região sudeste, a maior em 91 anos. Na região, outros municípios costumam ser afetados nesta época do ano, como Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Votorantim, mas eles ainda não têm medidas semelhantes à vista.

Em Sorocaba, não há previsão de nenhum tipo de restrição no sistema de abastecimento, mesmo com a expectativa de chuvas abaixo da média para os próximos meses. Conforme resposta enviada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), há acompanhamento diário dos níveis dos mananciais, e a cidade está preparada para enfrentar o período de estiagem que já se instalou na região.

O Sistema Castelinho/Ferraz, no Éden, está operando com 58% de sua capacidade, enquanto o Ipaneminha atua a 80% - segundo o Saae, os níveis deste ano estão semelhantes aos do ano passado, com pequenas variações pontuais. Já a represa Itupararanga, gestada pela Votorantim Energia, opera com um volume de 33,9% útil do reservatório - desde dezembro de 2020, a empresa trabalha na geração de energia apenas com vazão sanitária, com operações destinadas à garantia ao abastecimento de água na região de Sorocaba e à vazão natural do rio Sorocaba.

Uma boa notícia é que, com a entrada da ETA Vitória Régia, que faz a captação diretamente do rio Sorocaba e opera atualmente em fase de testes, “haverá ainda mais segurança hídrica para o processo de captação, tratamento e distribuição, inclusive atendendo outras regiões da cidade”.

Outras cidades

Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), não há novas atualizações em relação à última semana, quando foi iniciado o sistema de rodízio, com a indicação de que o abastecimento regular será normalizado apenas após o retorno do período de chuvas, que só acontece em setembro. No momento, o sistema está funcionando em 24h/24h, com a cidade separada em dois blocos.

Já Salto permanece na fase azul do Plano de Rodízio e Racionamento de água (36 horas com abastecimento e 12 horas sem). A captação na última segunda-feira (12), estava em 325 litros por segundo na ETA Bela Vista (o normal é 370 litros) e 65 litros na ETA João Jabour (normal é 80 litros). Como não há expectativa de chuva, também não há previsão de normalização do abastecimento. É importante lembrar que os dois municípios podem aplicar multas aos moradores que descumprirem medidas para economia de água.

A Águas de Araçoiaba informou que desde o último dia 23 de junho foi registrada uma queda no nível do rio Pirapora, manancial que abastece Araçoiaba da Serra, o que forçou a cidade a diminuir, no último final de semana, a captação de água de 100 litros por segundo para 80 litros por segundo. No entanto, ainda não foi cogitado fazer um sistema de rodízio para o abastecimento na cidade.

Ainda, a Águas de Araçoiaba afirmou que, além da diminuição do volume de água, outro fator que colaborou para a diminuição na captação foi o “lançamento irregular de esgoto pela concessionária que opera no município vizinho de Salto de Pirapora”. Procurada, a Sabesp de Salto de Pirapora não retornou até o fechamento da reportagem.

Por fim, a empresa Águas de Votorantim informou que as represas responsáveis pela captação e distribuição de água na cidade estão com níveis normais e, portanto, não são consideradas medidas no momento. Independentemente dos municípios, porém, é recomendável o uso consciente da água para tentar amenizar os efeitos dos déficits de chuva na região. (Marina Bufon)