Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Procura por vacina contra a gripe gera fila em postos de Sorocaba

Aplicação da vacina acontece nas 28 UBSs de Sorocaba, das 8h às 16h, conforme disponibilidade de doses

13 de Julho de 2021 às 00:51
Ana Claudia Martins [email protected]
Período de vacinação para a toda a população teve início nesta segunda-feira (12)
Período de vacinação para a toda a população teve início nesta segunda-feira (12) (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/7/2021)

O primeiro dia da vacinação contra a gripe para toda a população, a partir dos seis meses de idade, nesta segunda-feira (12), em Sorocaba, registrou procura nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na UBS da Vila Haro havia até fila para a imunização no fim da manhã.

O governo estadual liberou a vacinação contra a gripe para toda a população após a campanha nacional de imunização registrar baixa procura em todo o Estado. A campanha nacional, que vacinou somente grupos prioritários, terminou na última sexta-feira (9).

De acordo com orientação do Estado, com o término da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.

Conforme balanço estadual do último dia 5 de julho, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha em todo o estado de São Paulo.

“Com exceção dos indígenas - único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%”, informou o governo estadual.

Os grupos prioritários ainda têm prioridade na vacinação contra a gripe, mas toda a população poderá se vacinar enquanto houver doses disponíveis.

Lembrando que para as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a aplicação da vacina contra a gripe.

Até o dia 30 de junho, Sorocaba já imunizou 143.948 pessoas contra a gripe, o que representa cobertura vacinal de 63,51%.

Mães de recém-nascidos

Em Sorocaba, entre os grupos prioritários, as mães de recém-nascidos (puérperas) foram as que mais se vacinaram contra a gripe até o último dia 30 de junho, data do último balanço divulgado pela Prefeitura de Sorocaba. Foram no total 850 doses aplicadas no período, com cobertura vacinal de 77,34%.

Em segundo lugar, o grupo das crianças foi o que mais se vacinou na cidade durante a campanha. Foram 35.889 doses aplicadas, com cobertura vacinal de 74,59%. Em seguida aparecem os trabalhadores da saúde com 15.689 doses aplicadas, o que representa cobertura vacinal de 70,48%.

Em quarto lugar foram as gestantes com 4.632 doses aplicadas contra a gripe, com cobertura vacinal de 69,28%. Depois aparece o grupo dos trabalhadores da Educação com 5.071 doses aplicadas, com cobertura vacinal de 67,49%. E os idosos em seguida com 63.522 doses aplicadas e cobertura vacinal de 61,11% até o dia 30 de junho.

UBS da Vila Haro registra fila

No fim da manhã desta segunda-feira (12), a UBS da Vila Haro registrou até uma pequena fila, com cerca de 15 pessoas, para a vacinação contra a gripe. Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, o movimento costuma ser maior no primeiro dia da imunização para toda a população, a partir dos seis meses de idade.

O dentista Eduardo José de Almeida, 48 anos, aproveitou e foi com a filha adolescente, Maria Eduarda, e ambos foram vacinados na UBS Vila Haro.

“Todo ano tomo a vacina contra a gripe. É sempre melhor prevenir. Então, já vim com a minha filha no primeiro dia para garantir a imunização, é importante”, destaca.

A adolescente Maria Clara Dias, 14 anos, também aproveitou o primeiro dia para tomar a vacina contra a gripe na UBS da Vila Haro. “Vim com a minha amiga e fomos vacinadas. É bom, assim evita de ficar doente”, disse.

Os endereços das 28 UBSs que estão vacinando contra a gripe em Sorocaba podem ser conferidos no portal da Prefeitura de Sorocaba.

A vacinação ocorre das 8h às 16h, conforme disponibilidade de doses. (Ana Cláudia Martins)