Imunização
Procura por vacina contra a gripe gera fila em postos de Sorocaba
Aplicação da vacina acontece nas 28 UBSs de Sorocaba, das 8h às 16h, conforme disponibilidade de doses
O primeiro dia da vacinação contra a gripe para toda a população, a partir dos seis meses de idade, nesta segunda-feira (12), em Sorocaba, registrou procura nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na UBS da Vila Haro havia até fila para a imunização no fim da manhã.
O governo estadual liberou a vacinação contra a gripe para toda a população após a campanha nacional de imunização registrar baixa procura em todo o Estado. A campanha nacional, que vacinou somente grupos prioritários, terminou na última sexta-feira (9).
De acordo com orientação do Estado, com o término da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.
Conforme balanço estadual do último dia 5 de julho, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha em todo o estado de São Paulo.
“Com exceção dos indígenas - único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%”, informou o governo estadual.
Os grupos prioritários ainda têm prioridade na vacinação contra a gripe, mas toda a população poderá se vacinar enquanto houver doses disponíveis.
Lembrando que para as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a aplicação da vacina contra a gripe.
Até o dia 30 de junho, Sorocaba já imunizou 143.948 pessoas contra a gripe, o que representa cobertura vacinal de 63,51%.
Mães de recém-nascidos
Em Sorocaba, entre os grupos prioritários, as mães de recém-nascidos (puérperas) foram as que mais se vacinaram contra a gripe até o último dia 30 de junho, data do último balanço divulgado pela Prefeitura de Sorocaba. Foram no total 850 doses aplicadas no período, com cobertura vacinal de 77,34%.
Em segundo lugar, o grupo das crianças foi o que mais se vacinou na cidade durante a campanha. Foram 35.889 doses aplicadas, com cobertura vacinal de 74,59%. Em seguida aparecem os trabalhadores da saúde com 15.689 doses aplicadas, o que representa cobertura vacinal de 70,48%.
Em quarto lugar foram as gestantes com 4.632 doses aplicadas contra a gripe, com cobertura vacinal de 69,28%. Depois aparece o grupo dos trabalhadores da Educação com 5.071 doses aplicadas, com cobertura vacinal de 67,49%. E os idosos em seguida com 63.522 doses aplicadas e cobertura vacinal de 61,11% até o dia 30 de junho.
UBS da Vila Haro registra fila
No fim da manhã desta segunda-feira (12), a UBS da Vila Haro registrou até uma pequena fila, com cerca de 15 pessoas, para a vacinação contra a gripe. Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, o movimento costuma ser maior no primeiro dia da imunização para toda a população, a partir dos seis meses de idade.
O dentista Eduardo José de Almeida, 48 anos, aproveitou e foi com a filha adolescente, Maria Eduarda, e ambos foram vacinados na UBS Vila Haro.
“Todo ano tomo a vacina contra a gripe. É sempre melhor prevenir. Então, já vim com a minha filha no primeiro dia para garantir a imunização, é importante”, destaca.
A adolescente Maria Clara Dias, 14 anos, também aproveitou o primeiro dia para tomar a vacina contra a gripe na UBS da Vila Haro. “Vim com a minha amiga e fomos vacinadas. É bom, assim evita de ficar doente”, disse.
Os endereços das 28 UBSs que estão vacinando contra a gripe em Sorocaba podem ser conferidos no portal da Prefeitura de Sorocaba.
A vacinação ocorre das 8h às 16h, conforme disponibilidade de doses. (Ana Cláudia Martins)