Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Prefeitura de Sorocaba assina contrato para colocar vigias em 50 escolas

Foram contratados 200 profissionais, que farão turnos de seis horas; unidades terão segurança 24 horas

12 de Julho de 2021 às 11:58
Ana Claudia Martins [email protected]
Os vigias atuarão em 50 escolas municipais de Sorocaba
Os vigias atuarão em 50 escolas municipais de Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério (12/07/2021))

A Prefeitura de Sorocaba assinou, na manhã desta segunda-feira (12), o contrato com uma empresa de segurança da cidade, no valor de R$ 4,6 milhões, por seis meses, para colocar vigias em 50 escolas municipais. No total, foram contratados 200 vigias, que farão turnos de seis horas. Deste modo, haverá vigias em 50 unidades escolares, 24 horas por dia. Os profissionais não estarão armados.

No caso de qualquer ocorrência, imediatamente, os vigias irão acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) ou a Polícia Militar. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, por uma questão de estratégia e segurança, os nomes das primeiras escolas que irão receber os vigias não serão divulgados. A cidade possui um total de 175 escolas municipais.

Ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, nos próximos meses, o número de unidades escolares municipais com vigias deverá subir de 50 para 72. Os vigias começam a trabalhar nas escolas municipais da cidade a partir das 19h desta segunda-feira (12).

A Prefeitura contratou 200 vigias, que farão turnos de seis horas nas escolas municipais - Fábio Rogério (12/07/2021)
A Prefeitura contratou 200 vigias, que farão turnos de seis horas nas escolas municipais (crédito: Fábio Rogério (12/07/2021))

Monitoramento inteligente

A Prefeitura de Sorocaba também anunciou que está em fase final o processo de licitação para a contratação de serviço de monitoramento inteligente em todas as escolas municipais. O sistema contará com câmeras e equipamentos de última geração, incluindo reconhecimento facial.

O monitoramento inteligente estará integrado com as forças de segurança da cidade, como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Policia Civil.

A previsão da Prefeitura de Sorocaba é que em 90 dias o monitoramento inteligente esteja em funcionamento nas escolas municipais. A contratação dos vigias e todo sistema de monitoramento eletrônico devem contribuir para diminuir ou até acabar com os constantes furtos e ações de vandalismo nas escolas municipais.