Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Sorocaba registra mais 121 novos casos de Covid-19

A cidade também recebeu a notificação de um óbito com confirmação da doença

11 de Julho de 2021 às 14:47
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
O número de casos de Covid-19 descartados por resultados negativos da doença subiu para 59.755 em Sorocaba. Crédito da 
Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado
O número de descartados por resultados negativos da Covid-19 aumentou para 137.926 em Sorocaba (Crédito: O número de casos de Covid-19 descartados por resultados negativos da doença subiu para 59.755 em Sorocaba. Crédito da Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado)

Sorocaba recebeu a notificação de 121 novos casos de Covid-19 neste domingo (13), conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES). Com as confirmações, o total de infectados pelo novo coronavírus passou de 75.606 para 75.727 na cidade. Além disso, em 24 horas, mais 157 pessoas se recuperaram da Covid-19 e o total de recuperados na cidade chegou a 72.458. Já o número de óbitos com confirmação da doença subiram para 2.479. De acordo com a SES, a taxa de letalidade no município é de 3,2%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,4%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

De acordo com a SES, Sorocaba também recebeu a notificação de um óbito com a confirmação da doença. Trata-se de um homem de 55 anos, sem comorbidades, que faleceu em unidade de urgência e emergência de Sorocaba no dia 10 de julho, mas só foi informado pelo hospital à Vigilância Epidemiológica e computado neste domingo (11).

Do total de casos confirmados em Sorocaba, 235 estão internados, sendo 139 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 555 pessoas se recuperam da Covid-19 em isolamento domiciliar na cidade. Houve queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus na cidade, passando de 788 para 625. Todas elas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, 26 estão internados em hospitais da cidade, sendo seis em UTI. Há cinco óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 137.926.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (11), no Hospital Estadual Adib Jatene, dois leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo oito pactuados. Já os 40 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 90% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 17 leitos clínicos Covid e nove estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 21 estão ocupados. O AME possui dois leitos clínicos covid e todos encontram-se ocupados. Dos oito leitos de UTI Covid deste local, oito possuem pacientes.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 57,14% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 12 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 92,72%, o que representa 51 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e nove estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um está ocupado. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado. O Hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e quatro estão ocupados. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, dois encontram-se ocupados.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 31 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 40. Dos 20 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 18 estão ocupados. O Centro de Estabilização Zona Oeste possui dois leitos de enfermaria ocupados do total de 10 pactuados. Dos 23 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 11 encontram-se ocupados. Já o Centro de Estabilização Zona Norte está com três leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 16. Dos quatro leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado. O Centro de Estabilização Covid Zona Leste está com oito leitos clínicos ocupados do total de 27. Dos três leitos de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado.

Rede particular

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (31 leitos ocupados dos 31 pactuados) e 100% dos de UTI (16 leitos ocupados dos 16 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui 26 leitos clínicos Covid ocupados do total de 28 existentes. Já, a UTI Covid está com 34 leitos ocupados dos 36 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico está com 100% de ocupação de sua UTI Covid (23 ocupados dos 23 pactuados) e 100% dos leitos clínicos (21 leitos ocupados dos 21 pactuados). O Hospital Amhemed possui três leitos clínicos Covid ocupados, sendo 13 pactuados. Já a UTI do mesmo hospital possui dois leitos ocupados do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde reforça que a conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. Dessa forma, a pasta destaca a necessidade das pessoas continuarem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.