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Sorocaba

Procon Sorocaba orienta sobre casos de fraudes bancárias

Crescem os números de roubo, furto e clonagem de cartões

11 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Neste ano foram 430 reclamações contra fraudes bancárias.
Neste ano foram 430 reclamações contra fraudes bancárias. (Crédito: EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

Depois de um aumento expressivo de reclamações de consumidores envolvendo fraudes bancárias, o Procon Sorocaba, realiza ações de orientação para evitar que o usuário seja lesado por golpes. Segundo o Procon, as reclamações envolvem, em sua grande maioria, furto, roubo, clonagem de cartões bancários e celulares, com a consequente cobrança de valores que não reconhecem, além de saques indevidos em suas contas.

Em 2019 foram 292 reclamações, número que saltou para 439 em 2020. No ano de 2021 até junho, Procon Sorocaba já soma 430 reclamações contabilizadas. O órgão alerta sobre o caso, provavelmente reflexo do aumento do volume de transações pela internet durante a pandemia, e orientada o cidadão sobre os direitos dos consumidores nessas situações. “Em 2020, com aumento das compras on-line, em virtude da pandemia, houve 439 reclamações, ou seja, os casos de reclamações cresceram 50%”, analisa a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues. Segundo a gestora, as principais queixas têm relação com irregularidades no crédito consignado, compras no cartão de crédito e saque indevido em conta.

Cristiane comenta também sobre os números deste ano “Isso significa que, se mantido esse ritmo, teremos quase 100% de crescimento nos casos desse tipo. Então, preventivamente, estamos fazendo essa ação e orientando a população. Temos resolvido de 60% a 70% desses casos, um índice alto”, enfatiza a superintendente do Procon.

Dessa forma, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor do serviço, nesses casos os bancos, responde, independentemente de culpa, pelos prejuízos causados aos consumidores. “Isso porque se trata de caso fortuito interno e inerente à própria atividade bancária, o que não se caracteriza a culpa exclusiva de terceiro. Assim, resta a comprovação da falha no serviço prestado”, explica Cristiane Bonito Rodrigues.

Dicas

O Procon Sorocaba oriente a não fornecer senhas de acesso e pagamento a desconhecidos e não deixe armazenadas no celular ou computador. Evitar Wi-Fi público, usar gerenciador de senhas, verificar mensagens suspeitas, evitar acessar links suspeitos, estar atento às permissões concedidas aos aplicativos, sempre pesquisar a reputação desses aplicativos e consertar o celular em lojas autorizadas.

Ao realizar pagamentos por meios digitais, priorize o aplicativo de seu banco, pelo qual é possível verificar os dados do beneficiário e de boletos. Se o beneficiário for uma pessoa física ou jurídica diferente da que se quer realizar o pagamento, ou se os dados do pagador não forem os seus dados, desconfie.

É preciso, ainda, ter cuidado com as ofertas, pois existem sites falsos que ofertam produtos com valores muito abaixo da média de mercado e, nesses casos, é recomendável cautela em sites desconhecidos, sem CNPJ e endereço físico. Boletos, sites e outros canais mal formatados, com falhas ou erros de português devem ser evitados.

O consumidor que se sentir prejudicado, ou que tiver seu direito violado, pode contatar o Procon Municipal de Sorocaba, por meio do site: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/denuncia/, telefone 151 ou, ainda, via WhatsApp: (15) 99198-2958. (Da Redação com Secom Sorocaba)