Buscar no Cruzeiro

Buscar

Na cela

Detentos podem receber visitas a partir deste sábado (10)

As 178 penitenciárias paulistas terão de seguir protocolos contra a Covid-19

10 de Julho de 2021 às 01:56
Cruzeiro do Sul [email protected]
Visitantes e detentos usam máscara e não podem ter contato físico
Visitantes e detentos usam máscara e não podem ter contato físico (Crédito: DIVULGAÇÃO / SAP)

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) retoma as visitas presenciais a partir deste sábado (10). As visitas acontecerão nos 178 presídios que a SAP administra no Estado de São Paulo, com restrição de apenas uma pessoa cadastrada no rol de visitas por detento.

“Após um longo período com visitas suspensas, a retomada da visitação ocorrerá dentro dos critérios de segurança, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência na unidade prisional e não serão permitidos quaisquer contatos físicos entre custodiados e visitantes, sujeitando o descumprimento às medidas de suspensão temporária de visitação’’, explica Antônio Pereira, presidente do Sindespe, sindicato que responde pelos agentes de escolta e vigilância penitenciária.

A visitação está limitada para maiores de 18 anos, entretanto, pessoas a partir de 60 anos ou integrantes do grupo de risco, poderão entrar somente se apresentarem comprovante do esquema vacinal completo para Covid-19; para aqueles que tiverem entre 18 e 59, não haverá exigência do comprovante de vacinação. O visitante deverá portar a carteirinha de visitante, o documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação contra a Covid-19 -- se for o caso --, sendo vedada a entrada de quaisquer outros objetos.

As visitas ocorrerão por um período máximo de duas horas (das 9h às 11h e das 13h às 15h) e serão divididas entre os finais das matrículas dos reeducandos (pares e ímpares) e mediante divisões de pavilhões (pares e ímpares).

A visitação em determinada unidade poderá ser suspensa temporariamente, diante da presença de cenário adverso em relação a novos casos de Covid-19. (Da Redação)