Buscar no Cruzeiro

Buscar

89 anos

Cidade tem evento para celebrar Revolução de 1932

Ato ocorreu no Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), no Cerrado

09 de Julho de 2021 às 18:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Encontro ocorreu pela manhã e 16 policiais foram homenageados
Encontro ocorreu pela manhã e 16 policiais foram homenageados (Crédito: Manuel Garcia)

Foi realizada, em Sorocaba, nesta sexta-feira (9), a solenidade comemorativa do aniversário de 89 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento ocorreu no Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), no Cerrado. Durante o encontro, também ocorreu a entrega do Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842.

O evento ocorreu em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). No evento, 16 policiais foram homenageados. Houve desfile das tropas, incluindo a cavalaria. Entre os homenageados, Antônio Genez Parise, de 102 anos. Com apenas 14 anos, ele participou da Revolução de 1932, como capelão. “Fugi de casa para poder lutar pelo povo Paulista”, afirmou durante a homenagem o senhor que é alfaiate e juiz de paz aposentado.

As autoridades foram recepcionadas pelo anfitrião, coronel Aleksander Toaldo Lacerda, comandante do CPI-7. Entre os presentes, o professor Adilson César, presidente da Ordem do Ipiranga do Governo de São Paulo e do IHGGS.

 

Homenagens em leis

Em homenagem a 1932 e aos participantes e herois da Revolução, Sorocaba tem uma série de leis que tratam do assunto. Essas homenagens estão, por exemplo, em vias da cidade. Na Vila Progresso, três soldados sorocabanos que atuaram na revolução são homenageados. São eles: Capitão Alceu Vieira, Antonio D’Angelis e João Medeiros Simas. Essas denominações ocorreram em março de 1950, quase 18 anos após a Revolução.

A Vila Barão, na zona oeste de Sorocaba, há a rua MMDC. Para quem não sabe, as iniciais representam os nomes dos manifestantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos por tropas federais por grupos ligados ao regime de Getúlio Vargas. As mortes ocorreram uma manifestação na noite de 23 de maio de 1932.

A praça 9 de Julho -- local que já foi chamado de o Pito Aceso -- entre as avenidas Moreira Cesar, Eugênio Salerno e General Carneiro, a exemplo do que ocorre em centenas de cidades do Estado, também é uma referência a 1932, assim como uma rua na Vila Barão.

Além disso, desde 2006, a cidade tem, por lei, a Semana do Movimento Constitucionalista de 1932. Há ainda, desde 1981 o Dia do Soldado Constitucionalista, que deve ser comemorado todos os anos, no dia 9 de julho, em homenagem aos participantes da Revolução.

A cidade ainda tem outras leis relacionadas a 1932, incluindo “regalias”, como descrito nas próprias leis, para combatentes, parentes de combatentes e viúvas. Entre as medidas, há até isenção de IPTU. (Marcel Scinocca, com colaboração de Manuel Garcia)