Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Anunciado primeiro hospital veterinário público da cidade

Convênio com o programa estadual "Meu Pet" vai viabilizar o projeto

09 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Unidade atenderá, gratuitamente, cães e gatos e vai estimular adoções de pets.
Unidade atenderá, gratuitamente, cães e gatos e vai estimular adoções de pets. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Sorocaba vai ganhar seu primeiro hospital veterinário público, por meio de um convênio com o governo estadual. O hospital deve ser construído na zona norte da cidade. O anúncio foi feito quarta-feira (7) pela Prefeitura de Sorocaba.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o convênio entre o município e o Estado será assinado nos próximos dias. “A iniciativa será realizada por meio do programa estadual “Meu Pet”, que vai dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação e adoção responsável”, informa a Prefeitura de Sorocaba.

Ainda conforme a administração municipal, a unidade atenderá, gratuitamente, cães e gatos. Além de consultas, serão oferecidas cirurgias, exames de ultrassom, raio-x e endoscopia. Para isso, o governo estadual investirá R$ 3 milhões para construir e equipar o hospital. “O hospital veterinário público também receberá do Estado incentivo às ações de castração, no valor de R$ 150, por procedimento”, destaca.

Já a Prefeitura de Sorocaba cederá um terreno público, a ser definido na zona norte de Sorocaba e, após concluída a obra, custeará as atividades assistenciais e a contratação de funcionários. “O governo estadual deve vir, em breve, à cidade para analisar em conjunto o melhor local estratégico para receber esse complexo”, informa.

A presidente da Comissão de Conscientização e Defesa Animal da OAB Sorocaba, Claudinéia Moreira de Almeida, disse que muitas pessoas têm dificuldade para manter um animal em casa por falta de condições financeiras e isso dificulta a adoção. “Com essas ações acreditamos que mais animais serão adotados. Então, essa é uma conquista de todas as pessoas que batalham em prol dos animais”, aponta.
Além disso, a gestão do hospital veterinário público será feita por meio de convênio, com a contratação de uma entidade com expertise comprovada para a realização desse trabalho.

Sorocaba é uma das 10 cidades paulistas contempladas com o programa estadual para a construção do hospital veterinário público. A primeira do interior paulista foi Araçatuba, que teve a autorização para o início da construção do hospital em maio desse ano.

Já a capital paulista já possui três hospitais veterinários públicos, sendo que o último foi inaugurado em agosto de 2020.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) recebeu a notícia do convênio para a construção do hospital, na noite de terça-feira (6), em contato com a deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB). “Ela é a responsável pela articulação dessa importante política pública para o município junto ao Estado. Essa é mais uma importante conquista para a nossa cidade, que vai beneficiar, principalmente, animais abandonados e aqueles sob a tutela de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse Manga.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto, também falou a respeito: “Estamos muito felizes com essa notícia extremamente importante para a causa animal. Com isso, poderemos ampliar as ações voltadas ao bem-estar e proteção dos animais da nossa cidade, principalmente daqueles que precisam”, disse. (Ana Cláudia Martins)