Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriado

Há 89 anos, paulistas fizeram movimento pela Constituição

09 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Campo de batalha da Revolução de 1932, quando paulistas pegaram em armas pela Constituição.
Campo de batalha da Revolução de 1932, quando paulistas pegaram em armas pela Constituição. (Crédito: REPRODUÇÃO)

Hoje, 9 de julho, é feriado no Estado de São Paulo em reverência ao principal e maior movimento cívico ocorrido em terras paulistas e que consistiu numa resposta local à Revolução de 1930, que acabou com a autonomia dos estados por conta da Constituição de 1891. Naquela ocasião, a mobilização impediu a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na Presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luís, que também governou os paulistas entre 1920 e 1924. Os conflitos ocorreram entre os meses de julho e outubro de 1932.

A Revolução teve como marco o dia 23 de maio de 1932, data em que o povo saiu às ruas, com o objetivo de lutar pela Constituição e cinco jovens foram alvejados no centro da cidade de São Paulo. Eram eles Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antonio Américo Camargo de Andrade e as iniciais de seus sobrenomes formaram a sigla MMDC à qual seria incorporada, mais recentemente, a letra ‘A’, em homenagem a Orlando de Oliveira Alvarenga, ferido junto com os colegas, e que morreu depois, em agosto de 1932.

Apesar de derrotados militarmente, os paulistas conseguiram o que queriam. Em 1933 foi realizada a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou uma nova Constituição para o Brasil, sendo essa promulgada no ano seguinte.

Mais sobre a história da Revolução pode ser lida no site https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Revolucao1932, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). Além disso, o site conta com um catálogo de fotos históricas da época. Também é possível acessar um acervo de conteúdos para homenagear e relembrar esse marco por meio do site https://www.afpesp.org.br/sede-social/galeria-jorge-mancini, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. (Da Redação)