Buscar no Cruzeiro

Buscar

Celebração

Arquidiocese de Sorocaba celebra missa em memória de bispos falecidos

Restos mortais dos bispos foram exumados na Catedral de Sorocaba "Nossa Senhora da Ponte"

08 de Julho de 2021 às 13:45
Kally Momesso [email protected]
A celebração conta com a exposição dos restos mortais de três bispos falecidos
A celebração conta com a exposição dos restos mortais de três bispos falecidos (Crédito: Divulgação)

A Arquidiocese de Sorocaba realizou exumação dos bispos Dom José de Aguirre, Dom José Melhado Campos e Dom José Lambert, nesta quinta-feira (8). O evento ocorreu na Catedral Metropolitana de Sorocaba “Nossa Senhora da Ponte”, localizada na praça Coronel Fernando Prestes, para visitação dos fiéis.

Às 12h foi celebrada a missa em sufrágio dos bispos falecidos e, imediatamente depois, eles foram inumados no Cemitério da Catedral. Para respeitar os protocolos sanitários os fiéis foram orientados a fazerem suas orações até às 12h na missa presencial, para que os padres, os diáconos, autoridades e outros convidados também participassem.

Segundo o padre Tadeu Rocha de Moraes, a primeira exumação de bispos em Sorocaba ocorreu pela necessidade. "Aqui tem uma cripta com quatro gavetas, e três estavam ocupadas, só tinha uma quarta. Mas a altura dessa quarta, para subir um bispo falecido com andaime, é complicado. Então eles foram exumados e já foram inumados no cemitério da Catedral", explicou.

O padre também falou sobre o significado da celebração e a fé na ressurreição. "É um momento de manifestação de carinho pelos exumados. É um sentimento de carinho, gratidão e fé, porque a morte não é o fim. A morte é uma passagem. Eles já fizeram e nós ainda faremos. É crer na ressurreição e tomar consciência da brevidade da vida", refletiu Tadeu.

"Como semente de vida, entregamos o germe dos corpos de nossos queridos bispos falecidos na esperança da ressurreição da carne. Que eles possam entrar, com os seus muitos trabalhos realizados em nossa Igreja Particular, na alegria eterna do Senhor", diz a nota da Arquidiocese.