Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Prefeitura de Sorocaba afirma que vacinação na cidade não está lenta

As ações de vacinação são feitas conforme disponibilidade de envio de doses pelo governo estadual

08 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Secretaria da Saúde informa que já vacinou perto de 60% da população adulta com a 1ª dose
Secretaria da Saúde informa que já vacinou perto de 60% da população adulta com a 1ª dose (Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A Prefeitura de Sorocaba nega que a vacinação contra a Covid-19 está lenta na cidade. Questionada a respeito, a Secretaria da Saúde informa que a vacinação ocorre dentro do cronograma estadual, sem agendamento e de forma escalonada, com o objetivo de facilitar o acesso e promover rapidez à imunização.

Nesta quarta-feira (7), a cidade imunizou pessoas de 41 anos ou mais, cujo calendário estadual orienta que a faixa etária de 40 a 42 anos, por exemplo, seja vacinada contra o coronavírus até o próximo dia 14 de julho.

As ações de vacinação são feitas conforme disponibilidade de envio de doses pelo governo. A SES informa também que Sorocaba já vacinou perto de 60% (59,63%) da população adulta, com a 1ª dose da vacina.

O índice informado corresponde ao total de 502.080 pessoas da população adulta (a partir dos 20 anos) em Sorocaba, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Porém, a cidade ainda não atingiu tal meta, o que deverá ocorrer até 1º de setembro.

Até terça-feira (6), Sorocaba havia aplicado 390.891 doses das vacinas, o que equivale à imunização de aproximadamente 326 mil pessoas, entre a primeira e segunda doses. A cidade recebeu 448.656 doses, sendo 203.380 da Astrazeneca (Oxford), 184.577 da Coronavac (Sinovac), 42.660 da Pfizer e 18.039 da Janssen.

Deste modo, a previsão é que Sorocaba atinja a marca de 400 mil doses aplicadas, ou até a ultrapasse, neste fim de semana, já que neste sábado (10) serão imunizadas pessoas de 39 anos ou mais. O que também poderá contribuir para acelerar a vacinação é a nova antecipação do calendário estadual, que o Estado deverá anunciar nos próximos dias.

Na Região Metropolitana de Sorocaba

Por conta de populações menores, alguns municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão mais adiantados na vacinação por faixa etária. É o caso de Itapetininga, por exemplo, que já imunizou pessoas de 34 anos ou mais, cuja faixa etária, no atual calendário estadual, está prevista para o período de 15 a 29 deste mês.

Itu vacinou nesta quarta-feira (7) pessoas de 40 anos e amanhã imuniza pessoas de 37, 38 e 39 anos. Araçoiaba da Serra também vacina nesta quinta-feira (8) pessoas de 37 a 39 anos. Votorantim abriu cadastro para pessoas de 40 anos receberem a vacina. Piedade começa a imunizar pessoas de 36 anos ou mais contra a doença a partir desta quinta-feira (8). (Ana Cláudia Martins)