Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem

Nível da represa de Itupararanga é monitorado pelo Saae e operadora

A represa de Itupararanga abastece 85% de Sorocaba com água bruta que percorre 15 quilômetros de adutoras

08 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Principal preocupação é quanto ao abastecimento público de água
Principal preocupação é quanto ao abastecimento público de água (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (26/3/2021))

As direções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e da Votorantim Energia reuniram-se nesta terça-feira (6), no Centro Administrativo do Saae/Sorocaba, para dar sequência ao acompanhamento de ações de monitoramento do nível da represa de Itupararanga e da vazão de água para o Rio Sorocaba.

Durante o encontro, foi destacado, também, que é fundamental a colaboração da população quanto ao uso consciente da água, para a garantia do abastecimento da cidade.

Participaram da reunião, o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; o diretor de produção da autarquia, Reginaldo Schiavi; o diretor operacional de água, Rodolfo Barboza; o gerente de planejamento da Votorantim Energia, Jorge Lopez; o promotor de Justiça e representante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) Núcleo Tietê/Sorocaba, Antônio Domingues Farto Neto; o vice-presidente do Condema de Ibiúna, Marcelo Zambardino; e vereadores de Sorocaba, Votorantim e Ibiúna.

A represa de Itupararanga abastece 85% da cidade de Sorocaba com água bruta, que percorre 15 quilômetros de adutoras, da Serra de São Francisco até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado. “Estamos sempre atentos ao nível da represa, com maior destaque ao período atual do ano, devido à previsão de estiagem, com a possibilidade de baixa quantidade de chuvas”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O diretor de produção da autarquia, Reginaldo Schiavi, e o diretor operacional de água, Rodolfo Barboza, consideram determinante a manutenção do volume de água para o Rio Sorocaba. Isso porque, o Saae/Sorocaba concluiu as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, que opera em fase final de testes e, em breve, terá capacidade inicial de produzir 750 litros de água tratada por segundo, captados diretamente do Rio Sorocaba.

Nas últimas reuniões, ficou estabelecido exatamente que a Votorantim Energia e o Saae/Sorocaba intensificariam a atuação conjunta de acompanhamento do nível de Itupararanga. (Da Redação)